Venda de soja do Brasil evolui pouco em dezembro, mas segue acima da média, diz Safras
A comercialização da safra 2020/21 de soja do Brasil atingiu 57,7% da produção projetada, com uma evolução mais lenta em dezembro do que em meses anteriores marcados por fortes negócios, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, citando dados recolhidos até 8 de janeiro.
No relatório anterior, com dados de 4 de dezembro, o número era de 56,5%.
“As negociações pouco evoluíram em dezembro, mas seguem bem acima da média. Os produtores aproveitaram os bons preços praticados ao longo do ano passado e adiantaram as vendas antecipadas”, disse a Safras, ao comentar negócios anteriores a dezembro.
Em igual período do ano passado, a negociação da safra de soja do Brasil envolvia 43,1%, e a média histórica de vendas até o início de janeiro é de 38,6%, segundo a Safras.
Levando-se em conta uma produção estimada em 132,5 milhões de toneladas para a temporada, o total de soja já negociado é de 76,4 milhões de toneladas, acrescentou a consultoria.
A estimativa foi divulgada em momento em que produtores começam a colher as primeiras áreas de soja em Mato Grosso, o principal produtor brasileiro, após um atraso no início do plantio.