BusinessTimes

Venda as ações da Usiminas e da CSN, recomenda Ágora

19 maio 2020, 12:06 - atualizado em 19 maio 2020, 12:06
Considerando o desconto com que os preços domésticos estão sendo negociados no curto prazo, a recomendação para as ações da Usiminas e da CSN é de venda, e neutra para Gerdau (Imagem: Facebook/Usiminas)

A Ágora Investimentos manteve uma postura cautelosa para o setor siderúrgico após o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços Planos (INDA) reportar queda de 31% nos números de vendas em abril ante o mesmo intervalo de 2019, para uma média de 8,7 mil toneladas por dia.

As compras dos distribuidores caíram 13% na mesma comparação e totalizaram 179 mil toneladas, enquanto os estoques no canal de distribuição aumentaram para 860 mil toneladas.

“Isso implica 5,2 meses de vendas, acima da média histórica de cinco anos”, destacaram os analistas Thiago Lofiego e José Cataldo.

Cenário desafiador de maio

As vendas de maio devem apresentar uma queda ainda mais acentuada, visto que os distribuidores já estão realizando cortes nas compras.

A Ágora prevê uma queda entre 50 e 55% para aços planos na comparação trimestral.

“Observamos, no entanto, que, embora se espere que os volumes do segundo trimestre se contraiam substancialmente, uma vez que a demanda por automóveis, máquinas e produtos de linha branca seja severamente impactada, pode haver alguma vantagem nas nossas estimativas atuais – mas isso dependerá muito da retomada da atividade econômica”, ressaltou a corretora.

Considerando o desconto com que os preços domésticos estão sendo negociados no curto prazo, a recomendação para as ações da Usiminas (USIM5) e da CSN (CSNA3) é de venda, e neutra para Gerdau (GGBR4).