Mercados

Vem queda amanhã? Ibovespa em dólar (EWZ) desaba com sinais dos EUA; entenda

12 out 2023, 13:09 - atualizado em 12 out 2023, 13:09
ibovespa-mercados
Os investidores repercutem os dados de inflação nos Estados Unidos, o CPI, que subiu  3,7% no confronto anual (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ishares Msci Brazil (EMZ), principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York e que serve de referência para o comportamento do Ibovespa na B3, desaba nesta quinta-feira, dia de bolsa fechada devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Por volta das 12h52, o índice exibia queda de 1,64%. Entre as ADRs (American Depositary Receipt, em português, Recibos Depositários Americanos), a Vale tinha desvalorização de 1,61%, enquanto o Itaú caia 1,36%. Petrobras subia 0,66%.

Os investidores repercutem os dados de inflação nos Estados Unidos, o CPI, que subiu  3,7% no confronto anual, ficando acima das estimativas do mercado, de altas de 0,3% e de +3,6%.

Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,3% no mês e de +4,1% na base anual.

  • IPCA sobe em setembro: Onde apostar na renda fixa agora? Saiba mais no Giro do Mercado, clique aqui e assista.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o índice de moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais da metade do aumento. O dado avançou 0,6% no mês e 7,2% na base anual.

“As cifras principais sempre recebem a maior atenção, mas é importante analisar o núcleo, porque é isso que o Fed utiliza para tomar qualquer decisão,” disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado na B. Riley Wealth.

“O Fed se verá excessivamente restritivo até o primeiro semestre do próximo ano, e sua próxima ação provavelmente será reduzir as taxas de juros gradualmente na segunda metade do ano.”

Com isso, os rendimentos dos títulos de referência de 10 anos dos EUA subiam a 4,638%, após caírem por dois dias seguidos.

O retornos dos títulos é um dos grandes vilões da bolsa brasileira nas últimas semanas. Os treasury de 10 anos, que bateram recorde de 16 anos, provocaram uma onda vendedora em setembro.

Traders veem uma chance maior de o Federal Reserve realizar mais um aumento nas taxas de juros este ano e mantê-las mais elevadas por mais tempo no próximo ano.

Às 12h37 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,27%, a 33.711,31 pontos, enquanto o S&P 500 recuava 0,08%, a 4.373 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite subia 0,11%, a 13,674.55 pontos.

Com Reuters