Mercados

Veja os 100 maiores centros financeiros do mundo; São Paulo é o 55º

12 set 2018, 17:07 - atualizado em 12 set 2018, 17:17
Nova York retomou o topo do mundo financeiro global

Após a grande crise de 2008 e o Brexit em 2016, os mercados financeiros se tornaram mais polarizados, com o centro global saindo de endereços tradicionais, como os EUA e o Reino Unido, para regiões mais fortes, incluindo a Alemanha, Canadá e China. O reflexo de tal mudança pode ser percebido no ranking produzido pela consultoria Zyen e divulgado nesta quarta-feira (12).

Os dados coletados em 110 regiões financeiras revelam que a saída do Reino Unido da União Europeia fez com que Zurique, Frankfurt, Amsterdã, Viena e Milão avançassem expressivamente na lista. A incerteza foi determinante também para a troca na liderança do topo financeiro mundial, que saiu de Londres e foi para Nova York.

“Estou ficando muito farto do Brexit – não podemos continuar operando com tanta incerteza. Muitos dos funcionários aqui estão tentando planejar seu futuro”, disse um gerente de fundo de pensão baseado em Londres e que não foi identificado para a pesquisa. O gráfico abaixo mostra o descontentamento dos profissionais na “City” em comparação com NY:

América Latina

Na América Latina, os resultados mostraram um crescimento forte para Bermudas, São Paulo, Cidade do México e Rio de Janeiro. A capital paulista, a melhor brasileira, subiu 12 posições. É o terceiro principal centro da região, atrás das Ilhas Cayman e Bermudas.

Veja o ranking completo:

 

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.