Veja os 10 fundos imobiliários favoritos dos grandes investidores em outubro
As atividades do setor imobiliário estão em recuperação gradativa, beneficiadas pela queda da taxa Selic e inflação sob controle. Na bolsa, incorporadoras levantaram este ano, até o momento, R$ 4,4 bilhões por meio de ofertas de ações. Esse dinheiro é voltado sobretudo para novos empreendimentos.
O Índice Imobiliário (Imob), que representa uma carteira de ações de construtoras e shopping centers, teve alta de 42,43% no acumulado do ano até outubro. Já o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) valorizou 18,71% nesse mesmo período.
A participação dos fundos imobiliários (FIIs) na carteira dos grandes investidores ainda é pequena, mas vem aumentando. Em média, saiu de 1,07% em janeiro para 2,08% em outubro, segundo o Big Data SmartBrain.
Veja agora quais foram os Top 10 FIIs mais investidos em outubro:
De setembro para outubro, o BCFF11 subiu da sexta para a primeira posição no ranking dos preferidos. Este fundo do BTG Pactual compra cotas de fundos de papel, que têm nas suas carteiras títulos de crédito do mercado imobiliário como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras Hipotecárias (LHs).
Já o HGRE11, sob gestão do Credit Suisse Hedging-Griffo, com foco em empreendimentos corporativos prontos e gerando renda ou em construção, desceu do primeiro para o segundo lugar.
Em terceiro lugar, reapareceu na lista de preferidos o HGBS11, fundo da gestora Hedge Investments, que atua no segmento de shopping centers.
Já o BCR11 do BTG Pactual, com atuação em lajes corporativas, caiu do terceiro para o quarto lugar.
No mês de outubro, entrou o KNCR11, fundo de títulos imobiliários da Kinea. Outras novidades foram os fundos de galpões logísticos HGLG11, gerido pelo Credit Suisse Hedging Griffo e o XPLG11, da Vórtx.
Deixaram o ranking Top 10, MALL11, FII de shoppings do Brasil Plural; o BRCR11, de empreendimentos corporativos do BTG Pactual; o HFOF11, fundo de fundos da Hedge Investments e o MXRF11, fundo de títulos imobiliários da XP Vista Asset Management.
Analisando o desempenho dos Top 10 FIIs, no acumulado do ano até outubro, dois fundos ficaram abaixo do CDI – o KNCR11 e o BRCR11, com altas de cerca de 4%. Os demais tiveram performance bastante positiva, acima de dois dígitos, com destaque para o HGBS11, que apresentou rentabilidade de 24,32%.
Quer testar alguns FIIs na sua carteira de investimentos? Use o simulador de investimentos do Money Times, powered by SmartBrain!