‘Em fila de restituição 2023’, consultar a restituição e data de pagamento; veja dúvidas e respostas sobre Imposto de Renda
Se a declaração do Imposto de Renda 2023 foi realizada e a mensagem que aparece no painel da Receita é “Em fila de restituição”, significa que o documento foi processado. O contribuinte terá direito a restituição, no entanto o valor ainda não foi disponibilizado.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF)
Se você quer consultar a restituição solicitada através do Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP), é possível utilizar o serviço disponibilizado pela Receita neste link.
Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.
Quando a receita paga
A Receita Federal define as datas do pagamento da restituição do Imposto de Renda de forma prioritária nesses lotes:
- acima de 80 anos;
- acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição;
- demais.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade, segundo a Receita.
O valor da restituição do imposto de renda é corrigido pela taxa Selic a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
As restituições do Imposto de Renda ocorrerão seguindo o calendário abaixo:
- 31/5 – Primeiro lote
- 30/6 – Segundo lote
- 31/7 – Terceiro lote
- 31/8 – Quarto lote
- 29/9 – Quinto e último lote