BusinessTimes

Veja o pacote “anti-greve” de ajuda aos caminhoneiros; Ações da Petrobras avançam

16 abr 2019, 13:16 - atualizado em 16 abr 2019, 13:16
Mais cedo, ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, destacou que o governo sempre afirmou que a estatal tem autonomia

Por Investing.com

Com o anúncio de um pacote de medidas para atender as demandas dos caminhoneiros, as ações da Petrobras (PETR4) operam com forte valorização de 2,89% a R$ 26,68 na tarde desta terça-feira (16).

Invista em Imóveis de Maneira Inteligente e Seja Dono dos Maiores Empreendimentos do Brasil [SAIBA COMO]

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, destacou que o governo sempre afirmou que a estatal tem autonomia para realizar a sua política de preços de combustíveis. A afirmação foi feita após a petroleira estatal ter cancelado, na semana passada, um reajuste de 5,7 por cento do preço médio do diesel, após ligação do presidente Jair Bolsonaro ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

“Os caminhoneiros, no governo do presidente Jair Bolsonaro, serão respeitados e valorizados”, afirmou o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Onyx evitou fazer mais comentários sobre a política de preços da Petrobras na coletiva e reiterou que a questão será discutida na tarde desta terça-feira em reunião do governo, com a presença de Bolsonaro, ministros e Castello Branco.

O ministro deu detalhes da linha de crédito que será aberta para os caminhoneiros. “Serão até R$ 30 mil para caminhoneiros autônomos, que tenham no máximo dois caminhões, para serem usados na manutenção do veículo, como troca de pneus e sistema de freios”, pontuou.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, elencou algumas ações prioritárias da pasta. “Faremos investimentos para melhorar as condições de vida e de trabalho dos caminhoneiros”, assegurou. “O que eles pedem é justo e todo a sociedade será beneficiada com essas ações”, acrescentou.

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

Veja as mudanças:

Objetivos

Melhorar as condições de vida e trabalho do caminhoneiro e família.
Aumentar a rentabilidade.
Fortalecer e aproximar a relação do Governo com o setor.
Simplificar e facilitar a operação de transportes.
Aprimorar a regulação.
Reduzir intermediários no processo.

Os eixos

Fomento
Social
Desburocratização
Cooperativismo
Comunicação
Regulação

Ações concretas

Cartão Diesel. (Ministério de Minas e Energia)
Linha de crédito no BNDES. (Ministério da Economia)
Construção de pontos de parada e descanso nas rodovias concedidas. (Ministério da Infraestrutura)
Documento de Transportes Eletrônico – DT-e. (Min Inf)
Fórum do TRC. (Min Inf)
Fomento ao cooperativismo. (Min Inf)
Desburocratização – DENATRAM. (Min Inf)
Ações SEST/SENAT. (Min Inf)
Minuto do Caminhoneiro. (Min Inf)

Obras prioritárias

Rodoviário: BR-381 (MG), BR-116 (RS), BR-163 (PA), Ponte do Guaíba (RS), BR-163 (MT), BR-101 (BA), BR-242 (MT), BR-135 (MA), manutenções diversas.
Ferroviário: Fiol.
Portuário: Paranaguá (PR), Santos (SP).
Aéreo: serviços.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.