Investimentos

Veja como investir com apenas 100 reais

28 dez 2018, 17:48 - atualizado em 27 set 2019, 13:42

Pode parecer improvável, mas é possível começar a investir com apenas uma nota de 100 reais. Para ajudá-lo a entender um pouco mais as opções disponíveis para o seu bolso, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), por meio do site Como Investir, divulgou uma lista completa. Veja abaixo:

Poupança

Não existe investimento mínimo quando o assunto é caderneta de poupança. É possível começar a aplicar com qualquer quantia. Primeiro, você faz a transferência do dinheiro da conta corrente para a conta poupança do banco do qual é cliente. Não há prazo de vencimento, carência ou cobrança de imposto de renda.

A liquidez da poupança é imediata. Você consegue sacar o dinheiro aplicado a qualquer momento, porém, caso o saque for realizado antes de completar 30 dias, não haverá rendimento da aplicação.

Títulos públicos do Tesouro Direto

Com investimentos mínimos de 30 reais, os títulos públicos do Tesouro Direto estão dentre os mais acessíveis do mercado. É igualmente fácil de aplicar. Com um CPF e uma conta em alguma corretora, já é possível começar.

Os tipos de papéis do Tesouro Direto são: Tesouro Selic, no qual o rendimento segue a variação da taxa básica de juros da economia, o Selic; Tesouro Prefixado, com rentabilidade já definida assim que a aplicação é realizada; e Tesouro IPCA+, que remunera conforme a variação do IPCA no período mais a taxa de juros da compra do título.

Fundos de Investimento

É possível aplicar em um fundo com apenas 100 reais. Os fundos simples, por exemplo, são uma possibilidade, ótimos para investidores que estão começando a entrar no mercado.

CDB

Um dos mais populares, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido por banco para a captação de recursos. Você “empresta” uma quantia de dinheiro aos bancos. Estes, por sua vez, devolvem a aplicação com uma remuneração.

O investimento mínimo varia conforme a instituição financeira, portanto, é importante pesquisar bastante antes de fazer a aplicação. É mais comum encontrar aplicações iniciais de 100 reais em bancos de médio ou pequeno porte.

Ações

Nesse tipo de investimento, é possível ir por dois caminhos: ou você compra ações diretamente, escolhendo uma a uma, ou investe em um fundo de ações.

No primeiro caso, recomenda-se pesquisar muito bem sobre a empresa, recorrendo a dados do histórico dela, assim como do seu desempenho. Quanto ao fundo de ações, basta escolher um produto ou uma cesta com diferentes papéis.

Não há valor mínimo de aplicação para começar a investir em ações.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar