Veja como economizar no Natal: Confira as principais promoções e descontos
O Natal já acontece no próximo domingo (25) e o momento vem com os tradicionais gastos de fim de ano, como os presentes, a ceia, e viagens.
O Money Times separou algumas dicas para economizar com os presentes de Natal, e as principais promoções no mercado para a época das festas de fim de ano. Confira:
Estratégia
A organização é chave neste momento de gastos de fim de ano, aponta, Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN) e da DSOP Educação Financeira.
Para o especialista, quem não se programou para fazer as compras à vista neste Natal, precisa estar atento aos gastos no cartão de crédito, “evitando o descontrole financeiro já nos primeiros meses de 2023”.
Domingos avalia que, neste momento, o ideal é agir de acordo com o padrão de vida, respeitando o orçamento.
O educador financeiro ainda pontuou algumas dicas para gastar menos no Natal.
Dicas para economizar nos presentes de Natal
- Fazer uma lista com os nomes de quem vai presentear e o quanto pretende gastar;
- Pesquisar os preços em pelo menos três lugares diferentes e buscar as promoções;
- Pensar bem antes de gastar, procurar alternativas mais econômicas e projetar para o futuro presentes de preços maiores;
- Após o Natal é comum haver liquidações e promoções, se puder deixar para presentear neste período, os preços podem ser melhores
Dicas para economizar na ceia
- Verificar com antecedência o número de pessoas;
- Buscar horários em que o mercado esteja mais vazio;
- Ir em mercados atacadistas para comprar itens em grande quantidade;
- Trocar alimentos e bebidas caros e importados por itens nacionais e mais baratos;
- Evitar pagar alimentos no cartão de crédito ou fazendo parcelamentos
Promoções de Natal
As compras de Natal devem movimentar R$ 17,32 bilhões no e-commerce em 2022, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Dentre as promoções desta época, o Magazine Luiza lançou a campanha “Compre no Natal, pague após o Carnaval”, focada em impulsionar as lojas físicas.
Assim, o momento de iniciar os pagamentos poderá ser só depois do Carnaval, condição válida para compras realizadas pelo cartão da crédito. Saiba mais.
Além disso, é importante ficar atento aos preços e comparar cada oferta. De acordo com um levantamento de preços do Procon-SP, os valores de itens da ceia chegam a apresentar uma diferença de até 76,50%.
A pesquisa comparou os preços de 67 itens que costumam fazer parte da ceia de Natal em sites de sete grandes supermercados: Andorinha, Carrefour, Clube Extra, Kanguru, Mambo, Pão de Açúcar e Sonda.
Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!