Consumo

Veja as vantagens de usar o 13º para comprar um carro seminovo

04 dez 2021, 15:00 - atualizado em 02 dez 2021, 15:59
A consultoria também comenta que os veículos aumentaram, na média, 25% nos últimos 12 meses (Imagem: Serkan Toröz/Getty Images)

Comprar um carro seminovo pode ser uma boa saída, mesmo que o segmento tenha se valorizado nesse último ano, pois ainda com o avanço dos preços, comprar um seminovo (valores entre R$ 30 mil) ainda é mais barato do que um carro novo (valores acima de R$ 50 mil).

Com a chegada do décimo terceiro salário, muitas pessoas procuram o que fazer com o dinheiro. Para a consultoria do Auto Shopping Internacional de Guarulhos, utilizar essa “grana adicional” pode ser a melhor forma para realizar a vontade de comprar um carro.

Juros

Em primeiro lugar, eles comentam que fazer um financiamento agora pode ser mais vantajoso do que no próximo ano, principalmente com previsão do aumento do juros, que pode fazer com que você pague uma prestação e um valor final maior do que o esperado.

A consultoria também comenta que os preços veículos aumentaram, na média, 25% nos últimos 12 meses.

Crise dos chips e semicondutores

Segundo Silvia Okabayashi, coordenadora do curso de Economia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), um dos fatores para esse aumento no setor automotivo é a crise dos chips e semicondutores. Para ela essa situação só deve se normalizar depois de 2025.

“A expectativa é que ocorra uma normalização da produção dos chips por volta de 2025, pois o setor está passando por uma renovação na forma em que a produção é feita, exigindo mais investimentos, o que demanda um tempo maior para entrega final”, afirma Okabayashi.

Com a falta dos chips e corte na produção dos veículos novos, o preço dos seminovos subiram e como a previsão é de melhora somente em 2025, o segmento tende a ser pressionado.

Pode ser bom para o seu bolso

Com essa perspectiva, o ideal seria comprar o automóvel. “Adiantar a compra em relação ao ano que vem é financeiramente vantajoso, pois com a disparada dos preços de veículos, os valores do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) também tendem a subir em 2022”, explica a consultoria do auto shopping.

Por fim, a consultoria comenta que usar o décimo terceiro seria uma boa alternativa para aumentar o montante dado de entrada, algo que pode diminuir o valor da parcela.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar