Carteira Recomendada

Veja as recomendações da Not Bad para a semana

05 out 2020, 12:21 - atualizado em 05 out 2020, 12:21
Mercados Queda Ações
Não abro minha carteira no exterior mas tenho carregado uma parcela considerável de caixa (Imagem: Reuters/José Manuel Ribeiro)

Carteira

Nada de novo por aqui como de praxe.

Mas convém chamar atenção ao dólar que mais uma vez teve um papel de protagonista em estabilizar os impactos negativos de um aumento de aversão a risco interno. Como tenho uma parcela muito grande alocada em ações, quando a aversão a risco aumenta, as ações caem….e como o Real é considerada uma moeda de risco, de um país de risco, o dólar se valoriza.

Logo a queda percebida no patrimônio decorrente da queda das ações foi menos pesada do que seria caso não tivesse a parcela dolarizada. Inclusive a queda das ações vis a vis a valorização do real que explica o aumento de participação percentual da parcela exterior no cômputo total de carteira.

Surreal é ver que enquanto o dólar perdia força no mundo, ele seguiu se valorizando contra o Real…isso vale até final de agosto…aí, quando parecia que teríamos um ajuste, o dólar volta a se valorizar no mundo e ainda mais contra o Real….

A ideia de que “não sabemos pra onde o dólar vai” parece soar falaciosa quando pensamos nele contra o Real. Afinal, desde que o plano Real existe temos visto: 1, 2, 3, 4, 5….caminhando para 6.

Então por isso venho falando há tempos da importância da internacionalização. Sigo focado em elevar exposição externa para 30% pelo menos …uma vez atingida essa meta a gente pensa em dobrar a meta…rs.

Nesse sentido sempre sugiro começar…não precisa vender tudo que tem no Brasil e alocar no exterior! Vai focando os aportes no exterior que com o tempo você atingirá certos objetivos…10%…15%…20%…30%,etc. E nesse meio tempo você vai conhecendo mais o mercado externo também!

Não abro minha carteira no exterior mas tenho carregado uma parcela considerável de caixa…afinal, já estou alocado em algo, no caso, dólar! No mais busco ter uma carteira diversificada com ações, REITs e ETFs. Tenho atualmente 9 ativos + caixa.

 

AÇÕES

Nessa semana que se inicia completo mais um ano de vida – dia 05 de outubro é meu aniversário. O presente que peço a Deus: que os bancos e o setor imobiliário/shopping se valorizem! Rs…Brincadeiras a parte tenho 70% da minha parcela em ações alocado no setor, então de fato seria algo muito bom.

Sobre bancos tivemos notícias positivas finalmente…mas parece que o mercado não tem dado a mínima…múltiplos baixos, yield alto, histórico de lucros mesmo em momentos adversos…nada disso importa… a mão pesada do governo sobre o setor (tentativa do governo na verdade) mais a crença de que as Fintechs vão destruir os lucros dos bancos parece reinar.

Sigo refletindo muito…penso que tudo isso é real…e que mesmo considerando uma queda de lucro de 20% a 30% os bancos ainda estariam subavaliados. Devo estar errado…mas sigo com eles.

Não mudei nada na #Notbad e consequentemente na minha carteira – link para o post da carteira mais abaixo.

Estou conversando com umas pessoas e analisando o IPO de Mateus para ver se vale a pena.

Fora isso sigo com a mesma carteira.

 

#NOTBAD

Minhas teses de investimento…minhas crenças…nada tem dado muito resultado ou maturado. Verdade que a performance da bolsa como um todo tem sido ruim, mas essa carteira tem tido uma performance ainda pior. Nesse mês que passou optei por não fazer nenhuma alteração. Isso é outros aspectos você pode conferir no post completo aqui:

Nesses primeiros dias de outubro, assim estamos: