Finanças Pessoais

Veja as principais vantagens e possibilidades para investir em previdência

23 dez 2018, 9:17 - atualizado em 23 dez 2018, 9:17

Por BTG Pactual Digital

Caro investidor,

Com a chegada do fim do ano paramos para olhar tudo o que fizemos e também para o que faltou fazer no caminho. Ao fazer essa reflexão, pensar sobre o futuro foi um dos tópicos que você elencou como prioridade? Com as incertezas referentes a previdência social cada vez mais torna-se imperativo pensar em uma previdência que complemente sua renda no futuro. Nesse ponto que entram os planos de previdência privada complementar.

Veja as principais vantagens em manter um plano de previdência complementar:

– Imposto de Renda (IR) nos planos de previdência podem chegar a uma alíquota de 10% (tributação regressiva), enquanto fundos comuns chegam a, no mínimo, 15% e ainda possuem come-cotas.

– Outra vantagem fiscal para quem declara o IR na modalidade completa e escolhe investir em um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), poderá promover o diferimento fiscal, ou adiamento de impostos, descontando da base tributária do IR até 12% de sua renda bruta anual tributável, desde que contribua com o regime geral (INSS) ou regime próprio dos servidores públicos.

– A previdência privada é um dos produtos que mais corroboram com nossa disciplina de contribuição, pois você pode fazer pagamentos recorrentes e conta, inclusive, com o lembrete de sua seguradora. Aqui no BTG fazemos isso através de um boleto que você pode pagar mensalmente, ou então com débito diretamente em conta.

– A previdência também se configura como uma ótima opção para simplificar seu planejamento sucessório. A previdência não entra em inventário e possui isenção de ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), dependendo do Estado. Sendo assim, conta com rapidez e agilidade no pagamento aos beneficiários com menos burocracias.

A previdência privada do BTG tem ainda mais vantagens:

  • No BTG não cobramos taxa de carregamento na entrada nem na saída dos planos de previdência privada.
  • Usamos um sistema chamado de multifundos, isso quer dizer que você tem a possibilidade de alocar em diversas estratégias dentro do mesmo plano, sem ter que esperar período de carência para sua mobilidade

Ficou interessado nas vantagens da previdência privada? Conheça todos os pontos que você deve avaliar antes de escolher seu plano:

1 – Escolha entre os planos: PGBL ou VGBL. Se você faz a declaração completa de IR, lembre-se que o PGBL pode gerar um benefício fiscal de até 12% de sua renda bruta anual tributável, como explicamos acima.

2- Em seguida, escolha o tipo de tributação incidente em seu PGBL ou VGBL: Tabela Progressiva (usa como parâmetro valor de resgate) x Tabela Regressiva (usa como parâmetro tempo de aplicação);

3- Escolha o fundo para aplicar. Aqui no BTG contamos com várias opções de produtos e fundos premiados no mercado;

4- Escolha um beneficiário;

5 – Determine o tipo de Renda pretendida para aposentadoria (Por toda a vida? Ou por um período de tempo determinado?) e a idade com que pretende se aposentar;

opiniao@moneytimes.com.br