ImóvelTimes

Veja as construtoras que vão se beneficiar com o aumento do subsídio do Casa Verde e Amarela

27 maio 2022, 17:21 - atualizado em 02 jun 2022, 18:19
Tenda
(Imagem: Facebook/Tenda)

O aumento do subsídio do programa Casa Verde e Amarela (CVA), anunciado pelo Ministério do Desenvolvido Regional (MDR) na quarta-feira (26), beneficiará sobretudo as construtoras com foco em unidades residenciais para a população de baixa e média-baixa renda.

Segundo o analista Ygor Altero, da XP Investimentos, Tenda (TEND3), MRV (MRV3), Direcional (DIRR3), Cury (CURY3) e Plano & Plano (PLPL3) são os nomes beneficiados com a medida.

Após o anúncio do MDR, a XP reiterou sua recomendação de compra para os papéis de Cury e Direcional.

Tenda será a maior beneficiada com a medida, diz Genial

Entre as construtoras mencionadas, a Tenda será a maior beneficiada pelo aumento do subsídio, indica Luis Assis, analista da Genial Investimentos.

Segundo Assis, por atuar na faixa 2 do CVA, categoria mais dependente de subsídio, a Tenda tem sofrido bastante nos últimos trimestres. “O aumento vai ajudar, mas o efeito não é tão grande quanto parece”, conta.

Embora o MDR tenha anunciado um crescimento de 12,5% a 21,4% no subsídio, o impacto nas margens das construtoras não será tão baixo. “Ainda não temos o número fechado, mas [diante do novo subsídio] as construtoras vão conseguir aumentar o preço dos imóveis em torno de 3% a 4%”, conta Assis.

No caso da Tenda, por exemplo, o analista avalia que a construtora teria que aumentar o valor das unidades em torno de 10%, uma vez que sua margem bruta ajustada foi abaixo de 20,6% no primeiro trimestre deste ano.

Propostas em estudo podem ter impacto positivo maior no setor

Além de comunicar a elevação do subsídio, o MDR informou que estuda aumentar o tempo de financiamento do programa de 30 para 35 anos e também aumentar o limite de renda familiar das faixas 2 e 3.

Para Assis, as duas medidas teriam um efeito significativo para as construtoras e para o programa, uma vez que o aumento do número de parcelas reduziria o valor da mensalidade, sendo possível aumentar o preço dos imóveis.

Além disso, aumentar o limite de renda familiar das faixas mais elevadas do programa traria de volta para o CVA incorporadoras que hoje estão atuando pouco acima dele.

Receba as principais notícias de Fundos Imobiliários e Imóveis

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Fundos Imobiliários e Imóveis do Money Times e receba, toda sexta-feira, uma seleção das principais notícias do setor. Tenha as melhores dicas para comprar imóveis para morar ou investir. Confira a opinião dos melhores analistas do país sobre os fundos imobiliários do momento, sua rentabilidade e recomendações. Clique aqui para se cadastrar.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar