Veja a íntegra do último Datafolha
A pesquisa eleitoral elaborada pelo Datafolha de (25) destacou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) está com 56% das intenções de votos válidos (de 59%) e o petista Fernando Haddad (PT) com 44% (de 41%). Os números não foram confirmados pelos levantamentos realizados pela XP-Ipespe e Empiricus-Paraná publicadas nesta sexta-feira (26).
Ivan Sant’anna: O que você achou das pesquisas?
Segundo o instituto, o ex-prefeito de São Paulo avançou com mais intensidade entre os mais jovens, segmento no qual cresceu de 39% para 45%, índice que o coloca empatado com Bolsonaro, que caiu de 48% para 42%. Entre eleitores com ensino médio, Haddad avançou de 31% para 35%, enquanto seu adversário oscilou de 53% para 51%.
O petista também ganhou pontos entre eleitores mais ricos (passou de 26% para 29% entre quem tem renda familiar de 5 a 10 salários, e de 24% para 32% na parcela com renda superior a 10 salários), porém sem ameaçar a preferência majoritária de Bolsonaro.
Na região Norte, o candidato do PT cresceu de 30% para 37%, enquanto o militar reformado passou de 58% para 53%. A única região em que Haddad lidera, porém, continua sendo o Nordeste, onde tem a preferência de 56%, ante 30% de seu adversário.
Entre os que pretendem votar em Bolsonaro, 94% sabem seu número de urna, índice que fica em 93% no eleitorado de Fernando Haddad. Os eleitores de ambos também têm índices de decisão de voto similares: 94% estão totalmente decididos sobre a opção pelo candidato do PSL, e 91%, pelo petista. Na fatia dos que declaram voto em branco ou nulo, 22% ainda podem mudar de ideia até a votação.