BusinessTimes

Veja a carteira de ações “Not Bad” para esta semana

13 abr 2020, 13:40 - atualizado em 13 abr 2020, 13:40
William Castro Alves, do Bugg, realizou duas mudanças na carteira desta semana (Imagem: Pixabay)

CARTEIRA

Pra quem chegou agora, essa é a forma com que divido a minha carteira. Alguma coisas que acredito/executo:

O que não faço ou não gosto: não faço hedge (proteção) com derivativos, ou ouro… também não gosto nem invisto em coisas como criptomoedas ou Forex… não alavanco…não faço day trade.

Evito: especular, tradar, operar muito…apostar. Evito, mas eventualmente faço…somos humanos e falhos…rs. Mas meu objetivo com meu gerenciamento de investimentos é ser de fato um investidor.

Meu patrimônio: tudo que tenho na vida em termos financeiros se resumem aos meus investimentos e um carro. Não tenho imóvel, terra, fazenda, gado, jóias, quadros, etc. Todos meus investimentos são financeiros e com liquidez , algo que eu priorizo e que me fornece liberdade.

Horizonte de investimentos: tenho 36 anos e ainda algum tempo para ver meus investimento maturarem, então meu horizonte de investimentos são ao menos uns 30 anos…junto a isso trabalho e vivo mercado financeiro hã algum tempo, logo , afinal não tenho pretensões de me aposentar tão cedo!

Propensão a risco: juntando o horizonte de longo prazo, com a experiência e compreensão do mercado financeiro, a qual conquistei, entendo que posso ter grande parte do meu patrimônio em renda variável, seja no Brasil ou exterior.

Renda fixa: praticamente não tenho… penso que vale a pena ter seus 6 meses de gastos correntes em algum investimento de baixo risco e liquidez diária…protege em caso de alguma eventualidade….mas confesso que atualmente tenho 1 mês apenas de meus gastos correntes como reserva.

Atualmente minha carteira de investimentos está assim…nada de muito novo ante semana passada … a não ser um pouco do uso do caixa conforme comento na parcela de ações.

AÇÕES

2 mudanças da semana passada pra cá:

  • Aproveitei a queda recente e comprei JBSS3 para compor a carteira. Os motivos estão explica no post da Carteira #Notbad da semana passada, aqui.
  • Fiz algo que não costumo fazer: vendi um pedaço de uma posição da carteira…de CEAB3. Meu preço médio no ativo é de R$ 6.09 , então na quinta-feira estava ganhando mais de 50%…pensei, pensei…e optei por reduzir metade ainda com 50% de lucro em alguns poucos dias. Entendi que o movimento foi muito rápido e extremo. Não costumo fazer isso e como sempre digo, posso estar errado, mas optei por seguir meu feeeling e não deixaria de falar a verdade aqui.

No mais carteira seguiu a mesma.

NOTBAD

Dias tem sido muito voláteis, não há como negar… Teve ativo dessa carteira que variou mais de 50% nos últimos dias.

Minha ideia ao adicionar mais ativos era exatamente tentar reduzir a volatilidade da carteira, a qual com 5 ou 6 ativos tenderia a “chacoalhar mais”. Outro ponto interessante é que a performance muda significativamente quando você considera o fechamento do dia 1 de Abril quando divulguei a carteira. Isso porque foi um dia de queda de 2,8% da bolsa e onde teve ativo caindo 10%, 14%. Então espero que vocês tenham conseguido comprar os ativos a preços melhores que esses que estão na tabela.

Enfim sigo gostando dos ativos que aí estão, até porque teve coisa que nem andou ainda. No post da carteira eu expliquei melhor o racional de cada papel: confere.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
william.castro.alves@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar