BusinessTimes

Veja a carteira de ações “Not Bad” para esta semana

23 set 2019, 12:10 - atualizado em 23 set 2019, 12:10
O portfólio não registrou mudanças (Imagem: Pixabay)

Por William Castro Alves, economista e especialista em mercados internacionais – Acompanhe em “Bugg“ 

Cade a reserva de emergência Will?

Fala galera, quem me acompanha sabe que eu carregava uma posição que considerava uma reserva de emergência aplicada no Fundo Maxime RF do Personalitee. Fundo que não tem nada demais…escolhi pela praticidade de estar junto a minha conta. Por que não uma LFT Will? Por pura preguiça! Compromisso aqui é com a verdade! Rs.

Pois então, a chegada aqui em Miami me fez usar a reserva…afinal é pra isso que ela serve! Compra carro, compra isso, compra aquilo…enfim…faz parte. Então essa é a grande mudança da semana passada para cá: praticamente zerei minha reserva de emergência. Espero nos próximos meses repor essa grana. Ainda assim mantive uma grana em liquidez na XP no fundo XP RF DI.

Conselho importante: mensure bem sua necessidade de liquidez e mantenha sempre uma reserva de emergência! Ter que vender ações porque precisa de dinheiro é muito frustrante e pode te gerar perdas desnecessárias! Por isso acho fundamental ter alguma grana reservada para eventualidades. Dica: 6 meses do seu custo de vida atual.

Mudando de assunto….

Investindo em ETF’s no exterior

Muita gente vem me pedindo pra abrir a carteira de investimento no exterior…por ora não vou fazê-lo….mas….postei um vídeo explicando onde você encontra informações sobre ETF’s (não sabe o que é ETF? Clique aqui)).

No exterior uso bastante os ETF’s! Eles te permitem diversificar bem o risco da carteira. Pensa que ações, mesmo as americanas, guardam alguma correlação com as ações brasileiras. Agora, investimentos como: Ouro, petróleo, níquel, marijuana, investimento em moedas, bonds e outros…todos facilmente acessíveis com ETF’s! Mesmo os ETF’s de ações possuem uma infinidade de alternativas…setores que você não tem acesso no Brasil como Defesa, Biotecnologia, Games; ou temas como: alimentos orgânicos, robótica, energia limpa; ou ainda, para quem “tem estômago”, ETF’s alavancados que te permitem por exemplo ter 3x o retorno do Petróleo ou do Brasil por exemplo.

Cara é uma infinidade de possibilidades! Na plataforma de Avenue Securities tem 700 se não me falha a memória.

Ações

Nenhuma mudança…apenas alguns comentários em algumas ações.

SLCE3. Preço de algodão teve uma leve reagida e isso ajudou o papel a andar. Vale lembrar que 60% do Ebitda da empresa vem do algodão (vide gráfico abaixo) … caso esse se recupere, entendo que o mercado repercutiria isso em suas ações. De qualquer forma, sigo achando muito barata mesmo com essa altinha recente.

TIMP3. Alguns boatos dão conta de que a TIM estaria interessada em ativos da Oi. Ora a palavra “boatos” e a Oi possuem uma simbiose enorme, então é muito normal as duas virem em uma única frase. Não é novidade alguma que tanto Vivo quanto TIM sempre tiveram eventual interesse em alguns ativos da Oi, em especial os do sudeste. Então segue o jogo…nada de novo…sigo achando uma empresa ok, a um preço atrativo…na pior das hipóteses um business relativamente estável e maduro que ajuda a reduzir o beta da ação e da carteira.

SHUL4: papel caiu essa semana…confesso que não vi nem ouvi nada…se alguém souber de algo me avise.

E não posso terminar sem falar de:

BRKM5: tivemos uma notícia que fez o papel disparar e subir bem nessa semana. Para quem não viu, deixo o link aqui: Braskem dispara com possível venda de controle pela Odebrecht.

Ora, quem conhece um mínimo do case de Braskem, sabe que isso não é nenhuma novidade! O grupo busca uma solução…Braskem é a joia única que restou para que consigam saldar a montanha de dívidas….ações da empresa servem inclusive de garantias de diversos empréstimos.

Logo, é óbvio que o grupo segue buscando alternativas para usar o que lhe resta de recursos isso passa pela venda da Braskem! Se vão conseguir? Não faço ideia, mas veja que a simples notícia voltar a mídia faz a ação saltar, mostrando que seu preço atual parece ser bem “injusto” digamos assim. Quando se falava da venda para Lyondell que acabou não se efetivando, os números rodavam na casa de R$60/ação, quase 100% acima do preço atual….mas o deal não saiu…é passado.

Sigo achando o ativo muito barato.

Não vi nada de novo na notícia.

Reafirmo aqui que, hoje, sigo errado na minha posição pois estou perdendo um bom dinheiro com meu investimento nela! É importante saber reconhecer e aprender com isso. Ou, talvez, esteja correto e sendo muito paciente…só o tempo dirá.

Abaixo o gráfico das ações que carrego na minha carteira:

Abaixo o gráfico dos resultados de cada uma da atuais posições da minha carteira:

#NOTBAD

Semana ruim para essa carteira, com as quedas de SHUL4…como comentei acima, não vi nada no papel..penso ser normal dado a menor liquidez do ativo.

Vale lembrar que o mês ainda não se encerrou.

Para quem não conhece essa carteira, no post mensal você tem mais infos sobre: clique aqui.

Era isso.

Aquele Abs.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar