BusinessTimes

Veja 8 empresas que podem brilhar no 3T22 e 5 para ficar com o pé atrás, segundo o Santander

20 out 2022, 16:19 - atualizado em 20 out 2022, 16:42
Rumo balanços terceiro trimestre
Santander espera resultados sólidos no terceiro trimestre do ano (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O Santander espera resultados sólidos das empresas que estão sob sua cobertura no terceiro trimestre, em linha com a aceleração do crescimento do PIB.

O banco aponta que os setores domésticos, incluindo saúde, transporte e propriedades de renda, podem ser os destaques do trimestre.

“Em contraste com as tendências observadas no primeiro semestre do ano, durante o terceiro trimestre as empresas pareciam ter finalmente conseguido repassar os custos crescentes aos consumidores, e esperamos margens ponderadas de valor de mercado estáveis para nosso universo de cobertura”, diz o Santander.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expectativas para o 3T22

Segundo o Santander, o setor de transporte, impulsionado pela Rumo (RAIL3), pode ser um ponto positivo, com Ebtida e lucro líquido crescendo 45% e 44%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

Já sobre as propriedades de renda, devido aos resultados consistentes e fortes dos shoppings, o Santander estima Ebtida crescendo 33% ao ano e o lucro líquido crescendo 28% ao ano.

“Para os bancos, esperamos um crescimento de 18% do lucro líquido em uma base ponderada pelo valor de mercado. Também projetamos que o crescimento dos empréstimos desacelere neste trimestre, devido às duras compensações e estratégias de redução de risco adotadas pelos bancos”, diz.

Dentro do setor, o Santander aponta que Banco do Brasil (BBSA3) pode ser o destaque no trimestre.

Como resultado do forte crescimento do Ebtida e do lucro líquido da Petrobras (PETR4), o setor de petróleo, gás e petroquímica também pode apresentar resultados robustos. O Santander espera um crescimento de 45% ao ano no Ebtida e 71% ao ano do lucro líquido do setor.

Por fim, após a queda nos preços de minério de ferro e aços longos e planos nos últimos 12 meses, o banco estima que as indústrias, siderúrgica e de mineração, experimentem as maiores quedas no Ebtida, de -35% ao ano e -32%, respectivamente.

Destaques positivos

Sobre empresas específicas, o Santander aposta na Intelbras (INTB3), Banco do Brasil (BBSA3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), Direcional (DIRR3), Arezzo (ARZZ3), Rumo (RAIL3) e Totvs (TOTS3) como os destaques positivos do 3T22.

Destaques negativos

Por outro lado, a expectativa é que Dexco (DXCO3), Tenda (TEND3), Bradesco (BBDC4), Usiminas (USIM5) e Natura (NTCO3) estejam do lado negativo dos destaques nesta temporada de balanços.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!