BusinessTimes

Veja 5 dicas para manter seu negócio vivo

18 jul 2019, 18:53 - atualizado em 18 jul 2019, 18:53
Controle financeiro é fundamental para manter o funcionamento da empresa nos primeiros cinco anos, diz o Sebrae (Imagem: Pixabay)

Todo empreendedor encontra dificuldades para emergir com seu negócio. Uma prova disso é que 60% das empresas fecham nos seus cinco primeiros anos, de acordo com dados do IBGE. A grande questão é: o que o empreendedor deve fazer para se manter na ativa e não seguir o “rebanho”?

Segundo o Sebrae, cinco dicas são importantíssimas para manter a empresa em pleno funcionamento e ser um empreendedor de sucesso. Confira:

1 – Saiba negociar com fornecedores e clientes

Procure preços baixos, prazos para pagamentos que se encaixem em seu planejamento financeiro. Se puder, encontre pagamentos à vista que deem desconto. No quesito cliente, procure cativá-los e crie incentivos para pagamentos à vista ou no débito.

2 – Identifique e corte gastos

O Sebrae afirma que cortar gastos é importantíssimo e até faz uma metáfora com o assunto: “Gastos são igual a unha, podem ser cortados sempre”. A instituição ainda ressalta que “não é raro que empresas fechem as portas pela má administração do capital de giro”. Sendo assim, o empreendedor deve sempre ficar atento ao fluxo de caixa.

3 – Controle financeiro

A recomendação do terceiro item é que o individuo que está começando o seu empreendimento deve anotar todos os saques em sua empresa, mas deve ficar atento principalmente às suas próprias retiradas e anotá-las para não perder o controle.

“Não deixe que as retiradas superem o seu pró-labore, pois isso pode gerar um profundo desequilíbrio financeiro. Seja vigilante com o seu controle financeiro.”, afirma o Sebrae.

4 – Acompanhe o estoque

Muitas empresas não sabem lidar com o estoque e acabam gastando de forma exacerbada com o mesmo, o que acarreta em uma acumulação de produtos e pode gerar uma aproximação da data de validade do mesmo, podendo ocasionar prejuízos. Sendo assim, o Sebrae afirma que o administrador deve ficar atento para comprar somente o que é importante, e não gastar o dinheiro do caixa, o que pode comprometer o capital de giro.

5 –  Cuidado com os empréstimos

Fazer empréstimos pode ser uma boa solução para alavancar o negócio ou pagar fornecedores, mas o microempresário deve ficar atento para não se endividar e ficar no vermelho. Atenção e planejamento total com as possibilidades de pagamento e a perspectiva de realizá-los sem comprometer o funcionamento orgânico da empresa são fundamentais.

Confira no vídeo as 5 dicas:

 

Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.