ImóvelTimes

Veja 12 ações que podem ganhar com um eventual governo Lula

20 set 2022, 18:57 - atualizado em 23 set 2022, 2:44
Lula
Na última segunda-feira (19), dois fatos da campanha mexeram com os mercados (Imagem: Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

A menos de duas semanas para as eleições, o ex-presidente e atual candidato Lula lidera as pesquisas, com chances de ganhar no primeiro turno, segundo o Datafolha e o Ipec.

Na última segunda-feira (19), dois fatos da campanha mexeram com os mercados.

O primeiro foi a aproximação do economista Henrique Meirelles, seguido da declaração de Lula de que vai reforçar os programas Prouni e Fies, o que provocou uma onda compradora de ações do setor de educação, como Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3).

Além do setor de educação, o programa de governo indica a volta do Minha Casa, Minha Vida (atualmente sob o nome de Casa Verde Amarela), aumento real do salário mínimo, ampliação do Bolsa Família e distribuição de alimentos para famílias de baixa renda (programa Brasil Sem Fome).

Há ainda outras iniciativas listadas no programa, mas com menor impacto direto no mercado de capitais, como recriação do Ministério da Cultura e criação do Ministério da Mulher.

De acordo com a Guide Investimentos, considerando estas indicações do programa, os setores que poderiam ser beneficiados em um eventual governo Lula são:

“É importante lembrar que estes setores estiveram entre os que mais se valorizaram entre o segundo governo Lula e o primeiro mandato de Dilma. Ou seja, a experiência passada indica que os investidores deveriam olhar com mais atenção estes setores”, argumenta.

Por outro lado, a expansão das despesas do governo, principalmente entre 2010 e 2014, gerou aumento da inflação, dos juros e depreciação do real.

Assumindo que estes “efeitos colaterais” possam ocorrer novamente, algumas formas de proteção seriam investimentos em títulos indexados ao IPCA e empresas exportadoras na B3 (B3SA3), como Vale (VALE3), diz a Guide.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar