Dividendos

Veja 10 fundos imobiliários que pagam dividendos superiores a Selic a 13,25%

17 jun 2022, 16:58 - atualizado em 17 jun 2022, 16:58
Fundos Imobiliários Dividendos
Fundos imobiliários seguem com DY superior a Selic, diz levantamento (Imagem: PXHere/RuslanCh)

A indústria de fundos imobiliários (FIIs) cresceu exponencialmente nos últimos quatro anos, saltando de 208 mil investidores em 2018 para 1,68 milhão em maio de 2022.

Esse crescimento é atribuído parcialmente ao movimento de queda da taxa básica de juros (Selic), que atingiu sua mínima histórica de 2% ao ano em agosto de 2020, alinhado às características dos próprios FIIs: pagamento mensal de dividendos isentos de imposto de renda.

Com o aumento da taxa Selic, que hoje está em 13,25% ao ano, questionamentos sobre a relação risco e rentabilidade dos FIIs começam a ganhar força, uma vez que ativos em renda fixa são beneficiados com a elevação dos juros.

No entanto, um levantamento da TC Economatica, elaborado pelo gerente da plataforma Einar Rivero, mostra que o rendimento do dividendo de pelo menos 18 fundos supera a Selic atual.

A pesquisa considerou apenas os fundos imobiliários que compõem o Ifix, índice de referência do setor, com data de fechamento em 16 de junho. Confira abaixo os 10 maiores rendimentos.

Fundo Ticker Rendimento do Dividendo*
Valora Hedge Fund VGHF11 17,91%
Urca Prime Renda URPR11 16,94%
Riza Arctium Real Estate ARCT11 16,28%
Valora CRI Índice de Preços VGIP11 15,77%
Átrio Reit ARRI11 15,68%
Devant DEVA11 15,24%
AF Invest CRI AFHI11 15,08%
Kinea Índice de Preços KNIP11 14,98%
Vectis Juros Real VCJR11 14,93%
REC Recebíveis RECR11 14,70%

*Rendimento do dividendo nos últimos 12 meses.

Basear decisão de investimento apenas por dividendo é olhar pelo retrovisor, diz analista

Ainda que os rendimentos mensais sejam considerados o grande atrativo dos FIIs, sobretudo para o investidor pessoa física, especialista ouvido pelo Money Times alerta que outros critérios precisam ser analisados para evitar frustrações.

Para Ronaldo Candiev, analista de fundos imobiliários, “basear a decisão de investimento apenas pelo dividendo é olhar pelo retrovisor”. O especialista em FIIs explica que a análise deve ser mais abrangente, buscando entender a origem do rendimento.

Candiev esclarece, por exemplo, que o último dividendo distribuído por um FII pode ter relação com um ativo que foi vendido naquele período ou mesmo com um contrato de locação que esteja prestes a acabar.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar