VeeFriends, novo projeto de NFTs que dá acesso exclusivo a experiências e benefícios
Conforme tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) continuam se tornando populares, influenciadores e celebridades estão começando a testar a forma como esses ativos podem ser utilizados.
Gary Vaynerchuk — mais conhecido como “GaryVee” — está entrando para a indústria cripto com seu novo projeto NFT: VeeFriends.
Gary é presidente da VaynerX, holding de mídia e comunicações, mas é mais conhecido por seu discurso motivacional, cujo estilo é direto e repleto de detalhes, mas sincero.
Porém, nem todos gostam do estilo de conselhos de que “você não será bem-sucedido a menos que trabalhe à noite e durante os fins de semana enquanto ainda está na casa dos 20 anos” de GaryVee.
GaryVee — também conhecido por seu antigo objetivo de se tornar dono do time de futebol americano New York Jets — já é bem conhecido na internet, criando um dos primeiros sites de e-commerce de vinho na época.
Por conta de seu sucesso precoce com os negócios de e-commerce de vinho com sua família, Vaynerchuk também investiu inicialmente na Coinbase (COIN), Facebook (FB; FBOK34), Twitter (TWTR34) e outras startups.
VeeFriends: NFTs de celebridades
VeeFriends são um experimento com monetização de marca e NFTs, lançados em 5 de maio de 2021. Já ultrapassaram US$ 13 milhões em volume de vendas secundárias.
Existem 10,255 de NFTs VeeFriend, que consistem em 9,4 mil tokens de admissão, 555 “gift goats” e 300 tokens de acesso, incluindo outros muito exclusivos.
Mais especificamente, muitos dos tokens podem ser categorizado com base nos benefícios anuais que oferecem:
– “Gift Goats” – garantem um mínimo de seis presentes físicos por ano;
– “Sorcerer Scholarship” – NFTs dados às pessoas que participarem do programa de mentoria, que garante uma reunião com GaryVee;
– “One-on-One” – um vídeo de cinco minutos com GaryVee, a possibilidade de ter Gary em seu podcast, acesso VIP para todas as palestras de Gary etc.;
– “Group Access” – conferências virtuais de seis minutos com GaryVee ou jantares com Gary e outros investidores de tokens do grupo;
– “Competition” – gincanas em equipe, jogos de carta ou videogames com GaryVee e seus convidados-surpresa.
Cada VeeFriend pode ser trocado por seus respectivos benefícios anualmente, pelos próximos dez anos, ou vendidos em algum momento a taxas de mercado. Embora cada VeeFriend tenha seus benefícios, todos podem ser trocados por um ingresso à “terra prometida”.
VeeFriends: seu ingresso à Vee Land
Todos os NFTs VeeFriends dão acesso durante três anos à VeeCon, uma conferência anual e exclusiva a investidores do VeeFriends.
VeeCon será uma “superconferência” de diversos dias, na qual GaryVee provavelmente convidará diversas celebridades e influenciadores para palestrar, debater em painéis, entreter e organizar outros eventos para investidores no VeeFriends.
Até hoje, VeeFriends teve um ótimo desempenho — provavelmente um resultado direto do poder de celebridade de GaryVee e sua base de fãs extremamente dedicada.
O sucesso do mercado secundário pode ser especulativo ou o mercado pode estar tentando entender o valor dos específicos NFTs VeeFriends.
De qualquer forma, VeeFriends recebe 9% de direitos em todas as vendas secundárias enquanto 1% será reservado para uma instituição de caridade da escolha de Vaynerchuk.
O volume dos VeeFriends nos últimos dois meses já gerou mais de US$ 1 milhão em receita para VeeFriends e US$ 100 mil para a caridade.
NFTs VeeFriends são emitidos usando Nameless, uma plataforma para a emissão de NFTs — desenvolvido por NFT42 — que utiliza uma interface personalizável e que não exige conhecimento em programação.
Os NFTs do protocolo Nameless são emitidos como contratos autônomos, podem ser movimentados entre blockchains e fornecem, ao emissor original, a capacidade de alterar ou editar o NFT no futuro.
O futuro dos NFTs de influenciadores e celebridades
Conforme outros influenciadores à altura de Gary observam o sucesso inicial dos VeeFriends, podem decidir lançar seus próprios NFTs que gerem renda passiva por meio de direitos autorais.
Embora o modelo de Vaynerchuk em fornecer NFTs com acesso exclusivo seja algo interessante, é difícil mensurar, pois o tempo do empreendedor é bem limitado.
Dito isso, mais experimentos inspirados pelos VeeFriends vão acontecer nos próximos anos e, possivelmente, solidificarem um modelo-padrão de NFTs para a interação entre influenciadores e fãs.
Tokenização: você lançaria uma IPO da sua própria vida?
A interação entre celebridades e fãs se tornou cada vez mais monetizável nos últimos anos. Cameo — aplicativo que permite que usuários adquiram mensagens em vídeo de influenciadores e celebridades — vendeu mais de US$ 100 milhões em vídeos de celebridades.
A empresa, que fica com 25% de cada compra, lucrou mais de US$ 25 milhões em 2020 e afirma que mais de 150 celebridades ganharam pelo menos US$ 100 mil na plataforma nesse período.
NFTs são uma evolução natural do Cameo, pois permitem que celebridades, com uma quantidade suficientemente grande de seguidores, ganhe direitos autorais e monetizem seu poder de influência.
Além disso, é possível imaginar uma versão NFT do Cameo, onde cada NFT é vendido e pode ser trocado por um vídeo com uma duração específica.
O benefício de ter NFTs de vídeos no estilo Cameo é que pode haver um mercado secundário para a compra e venda desses vídeos pois, assim como VeeFriends, o influenciador retém direitos sobre vendas futuras.
Dessa forma, influenciadores podem se beneficiar com a emissão de NFTs, obter vantagem conforme se tornam mais populares e uma indústria inteira de pura especulação pode surgir.