Economia

Vazamento de dados Pix: Banco Central comunica sobre ocorrência na 99Pay

10 jul 2024, 9:14 - atualizado em 10 jul 2024, 9:18
pix banco central
Segundo o Banco Central, foram vazadas 39.088 dados de chaves Pix de clientes da 99Pay. (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Banco Central comunicou, nesta quarta-feira (10), o vazamento de dados de chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. Segundo a autoridade monetária, houve falhas pontuais em sistemas dessa instituição.

Entre 26 de junho e 2 de julho, foram vazadas 39.088 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, diz o comunicado.

A princípio, as informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Os clientes que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição. Vale lembrar que nem o Banco Central, nem as instituições participantes usam outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, diz o comunicado.

Procurada pelo Money Times, a 99Pay informou que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado.

“Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo”, informou.

A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.
“A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, completou.

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
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