Economia

Vasle, do BCE, diz que risco de inflação mais alta na Zona do Euro está aumentado

19 out 2021, 9:05 - atualizado em 19 out 2021, 9:05
Banco Central Europeu
“Em algumas partes da economia, a mão de obra está escassa, e se essa tendência continuar ou se espalhar para outros setores pode representar um risco para a inflação”, disse Vasle (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A inflação da zona do euro corre o risco de ultrapassar as projeções, então o Banco Central Europeu (BCE) precisa monitorar cuidadosamente o aumento dos preços e deve encerrar seu programa de estímulo de emergência em março próximo, disse à Reuters Bostjan Vasle, membro do BCE.

A inflação subiu acima da meta do BCE devido a uma longa lista de fatores pontuais, levando a temores de que o que antes era considerado um aumento temporário de preços poderia se tornar mais permanente por meio de salários mais altos e estruturas de preços das empresas.

“Há sinais iniciais de que em partes da economia e em certas regiões, o risco em relação ao mercado de trabalho pode se tornar mais significativo”, disse Vasle, um conservador integrante do Conselho de Governança do BCE, em entrevista.

“Em algumas partes da economia, a mão de obra está escassa, e se essa tendência continuar ou se espalhar para outros setores pode representar um risco para a inflação”, disse Vasle. “É por isso que acho que devemos ter muito cuidado com os efeitos secundários.”

Embora o bloco de 19 países já tenha recuperado quase toda a produção perdida, o BCE ainda não reduziu significativamente o apoio, mesmo com outros bancos centrais começando a apertar a política monetária ou sinalizando movimentos iminentes.

O BCE precisará decidir em dezembro se encerrará seu Programa de Compra de Emergência Pandêmica de 1,85 trilhão de euros, e Vasle se juntou a um coro crescente de autoridades apoiando seu fim.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar