Agenda do Dia

Variação semanal do custo de vida de famílias brasileiras será divulgada nesta terça-feira (16); confira a agenda

16 jul 2024, 6:30 - atualizado em 16 jul 2024, 8:09
economia agenda do dia varejo ipc-s
Economia dos EUA é acompanhada de perto, enquanto dirigentes observam melhora nos índices (Imagem: Khunkorn/ Canva Pro)

Na agenda econômica desta terça-feira (16), as vendas no varejo dos Estados Unidos (EUA) e a divulgação do IPC-S no Brasil são destaques.

A expectativa é de que os dados registrem queda por conta de problemas operacionais nas vendas de veículos durante o período.

“Como consequência, o núcleo, que exclui automóveis e gasolina, deve apresentar um avanço nominal de 0,3% m/m (versus 0,1% anterior), deixando um resultado real também positivo (0,3% m/m)”, afirma o BTG Pactual, em relatório.

Ontem (15), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que não irá esperar por uma taxa de inflação a 2% para iniciar os cortes de juros, complementando que as três leituras do último trimestre mostraram “mais progresso”.

“Esse ano esperávamos que o mercado de trabalho arrefecesse e a inflação diminuísse; e é isso o que vem acontecendo”, afirmou Powell.

  • As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui

Enquanto isso, no Brasil, o FGV-Ibre divulga o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), que mede quadrissemanalmente a variação do custo de vida para famílias com renda entre 1 e 33 salários-mínimos mensais. O objetivo do índice é “detectar com agilidade mudanças de curso na trajetória dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias”, segundo o Ibre.

Na última divulgação, o IPC-S da primeira quadrissemana de julho subiu 0,26% e acumula alta de 3,83% nos últimos 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda econômica desta terça-feira (16)

Horário País Indicador
08h00 Brasil IPC-S (2ª quadrissemana)
09h30 EUA Vendas no Varejo (Junho)
10h15 Brasil Monitor do PIB (Maio)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)

Política

Na política, o nome de Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está presente nas agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Economia, Fernando Haddad.

A reunião com Haddad, que ocorre pela parte da manhã, conta com a presença de outros participantes do BNDES e de secretários da Fazenda. Enquanto isso, o encontro com Lula acontece à tarde.

De acordo com o BNDES, o Banco ira disponibilizar R$ 66,5 bilhões no Plano Safra 2024/2025 para financiar investimentos, sendo R$ 18,7 bilhões à agricultura empresarial. Os protocolos abrem na quarta-feira (17).

Enquanto isso, no Banco Central, Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária que substitui o presidente do BC Roberto Campos Neto durante suas férias, participa como palestrante do Fórum anual de Economia e Cooperativismo de Crédito, promovido pelo Sicredi.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (16)

Horário Programação Local
11h00 Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h00 Reunião para anúncios referentes ao setor da indústria de alimentos Palácio do Planalto
16h30 Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante Palácio do Planalto