BusinessTimes

Varejo passará por volatilidade além do habitual, diz Inter; saiba onde investir

18 jun 2022, 13:00 - atualizado em 17 jun 2022, 11:15
Pão de Açúcar
No setor, o Inter tem preferência por nomes do consumo não discricionário, como empresas do varejo alimentar (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Apesar da recuperação vista nas vendas do varejo, o time de análise do Inter reforça o tom de cautela para o setor, tendo em vista o cenário macroeconômico mais desafiador (inflação e juros elevados), que, aliado ao período das eleições, deve trazer “volatilidade além do habitual”.

Em abril, as vendas varejistas deram continuidade à trajetória de recuperação, chegando a avançar 0,9% na comparação com março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a abril do ano passado, a alta foi de 4,5%.

O Inter destaca que, apesar do crescimento nominal do faturamento, as vendas em abril continuaram inferiores ao período pré-pandemia quando descontada a inflação.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, diz que o crescimento é “consistente, porém desigual”. Ele também lembra que o impulso do setor vem em grande parte pelos estímulos do governo na economia, como o Auxílio Brasil e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Diante do curto prazo fraco e volátil, o Inter tem preferência por nomes do consumo não discricionário, como empresas do varejo alimentar. Dentro do consumo discricionário, a escolha recai sobre ativos que atendem o público de alta renda, como empresas de moda voltadas às classes A e B e shoppings com portfólios premium.

Médio prazo

A médio prazo, o Inter trabalha com a perspectiva de uma inflação mais contida, com a normalização das cadeias produtivas mundiais, o direcionamento da demanda para serviços e a contratação da massa salarial real e do crédito contribuindo para reduzir a pressão.

“Com isso, esperamos que a demanda volte de forma mais pujante, contribuindo para ainda mais faturamento, porém com ganho de rentabilidade”, conclui a instituição.

Inscreva-se no canal do Money Times no YouTube!

Tenha acesso aos vídeos exclusivos do Money Times! Assista a entrevistas, explicações, análises e todo o conteúdo multimídia do Money Times no nosso canal do YouTube. São playlists completas sobre os diversos temas do Brasil e do mundo. Você se informa, aprende e ainda pode compartilhar com seus contatos. Clique aqui e se inscreva!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar