Varejo com Lula: Quais ações comprar, segundo o Goldman?
Após a definição das eleições 2022, em que Lula terminou o pleito com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro, o Goldman Sachs revisou suas principais indicações no varejo para o final de 2023.
“Acreditamos que as ações do consumidor reagirão positivamente à vitória de Lula nas eleições presidenciais, pois as expectativas de apoio contínuo à renda e um potencial programa de reestruturação da dívida do consumidor entre as propostas de política podem ser vistas como favoráveis ao consumo”, diz.
Além das eleições, o banco acredita que os investidores mudem seu foco para os eventos comerciais mais imediatos no quarto trimestre de 2022:
- Copa do Mundo FIFA a partir de 20 de novembro;
- promoções da Black Friday no período que antecede e por volta de 25 de novembro; e
- perspectivas para o consumidor brasileiro em 2023.
Perspectivas sobre o varejo
O Goldman coloca que, no curto prazo, as varejistas de alimentos continuem se beneficiando, com uma perspectiva de demanda relativamente forte e apoio governamental contínuo, além da temporada de férias totalmente reaberta e a demanda adicional da Copa do Mundo.
Neste cenário, o banco recomenda compra para Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3), e destaca que as varejistas podem se beneficiar da maior exposição no Nordeste do país.
O Sachs espera que o mundial de futebol seja um fator-chave no desempenho das varejistas, com maior benefício para as de “cash & carry” (o atacarejo), pois atendem as reuniões sociais em ambientes privados ou bares e restaurantes, impulsionadas pelo evento.
O Grupo SBF (SBFG3) é outra companhia do varejo que pode se beneficiar, devido aos artigos esportivos. O banco recomenda compra para a ação, destacando que a empresa pode ver um aumento nas vendas de produtos, principalmente camisas e bolas de times.
Já para varejistas baseados em shoppings, como a Lojas Renner (LREN3) e Arezzo (ARZZ3), a Copa do Mundo pode ter um impacto negativo, aponta o Goldman.
Isso porque o tráfego nos shoppings pode ser afetado pelos jogos, especialmente nos finais de semana, além do campeonato coincidir com as férias de fim de ano, que costumam impulsionar o movimento nos shoppings. Apesar disso, ambas companhias tem recomendação de compra.
O comércio eletrônico também tende a ser afetado negativamente, por motivos semelhantes aos de shopping, diz o Sachs.
“A exposição às vendas de TV pode ser um fator atenuante, embora esperemos que isso beneficie Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) de forma incremental mais do que a Americanas (AMER3). Para o Mercado Livre (MELI34), esperamos que o evento seja um pequeno vento contrário ao crescimento do GMV (volume bruto de mercadoria)”, diz.
Propostas de Lula
Em relação às propostas realizadas por Lula, eleito presidente, o Sachs acredita que possam ser cada vez mais positivas para os consumidores, com potenciais propostas de políticas que podem impulsionar o consumo no curto prazo.
As recomendações do Sachs no varejo:
Empresa | Ticker | Recomendação |
Mercado Livre | MELI34 | Compra |
Magazine Luiza | MGLU3 | Compra |
Americanas | AMER3 | Neutro |
Mobly | MBLY3 | Neutro |
Via | VIIA3 | Venda |
Assaí | ASAI3 | Compra |
Carrefour | CRFB3 | Compra |
Pão de Açúcar | PCAR3 | Neutro |
Arezzo | ARZZ3 | Compra |
Lojas Renner | LREN3 | Compra |
Grupo SBF | SBFG3 | Compra |
Raia Drogasil | RADL3 | Compra |
Petz | PETZ3 | Compra |
Espaçolaser | ESPA3 | Neutro |
Natura | NTCO3 | Neutro |
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.