Cielo

Varejo brasileiro cai 0,7% em março por Carnaval, aponta índice Cielo

15 abr 2019, 10:00 - atualizado em 15 abr 2019, 10:00
O resultado do mês foi impactado negativamente pelo calendário, intensificado
principalmente pelo Carnaval (Divulgação/Liga SP)

O varejo brasileiro retraiu 0,7% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta segunda-feira (15). O resultado do mês foi impactado negativamente pelo calendário, intensificado principalmente pelo Carnaval, que neste ano caiu em março contra o do ano passado realizado em fevereiro. Além disso, março apresentou um domingo a mais, que geralmente é um dos dias da semana mais fracos do varejo, e uma quinta-feira a menos.

O indicador do mês já tem descontada a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem a receita de vendas de fato observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 4,0% na comparação com o ano anterior.

Ajustando o ICVA deflacionado a esse efeito, o índice apontaria alta de 2,1%, com uma desaceleração em relação a fevereiro. Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2018, também apresentando desaceleração.

“O resultado de março chama atenção, mas é bem menos negativo do que parece. Os grandes destaques deste mês foram o Carnaval, jogando as vendas para baixo na comparação com o mesmo período do ano passado, e a inflação, que acelerou”, comenta Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo. “De qualquer forma, mesmo desconsiderando estes efeitos, o resultado foi mais fraco que o dos últimos meses de 2018 e início de 2019”.

Leia mais sobre: