Varejo: 1T24 foi quente, mas o La Niña deve esfriar o 2T24; veja o que dizem os analistas sobre o setor
Apesar da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024 (1T24) já ter começado na última semana, as organizações varejistas do segmento de vestuário, começam a divulgar seus balanços a partir desta semana.
A Arezzo Co. (ARZZ3), por exemplo, inicia o calendário e divulga os seus dados operacionais na quinta-feira (2), após o feriado de Dia do Trabalho na quarta-feira, 1º de maio.
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Em relatório da XP Investimentos, assinado por Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, foi apontando que a dinâmica do clima e das temperaturas são o destaque da análise, uma vez que assumiram um papel central no desempenho das varejistas de vestuário.
Varejo: 1T24 foi quente, mas o La Niña deve esfriar o 2T24
Com abril sendo um mês quente, os analistas estimam um outono ainda mais abafado pela frente. Isso porque, enquanto a MetSul prevê uma onda de calor nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nas próximas semanas, o INMENT (Instituto Nacional de Meteorologia) espera que as temperaturas permaneçam mais quentes ao longo do outono.
“Olhando para as últimas previsões do ENSO da Colômbia, a probabilidade do La Niña no 2º trimestre vem diminuindo, com os dados mais recentes apontando para 32% (vs. 60% em março), o que também corrobora o risco de uma estação fria potencialmente mais amena à frente”, apontam.
Passando o tópico para o desempenho e layout das varejistas, as coleções outono/inverno já estão dominando as prateleiras, além do visual merchandising. Segundo os analistas, as principais percepções para o setor acoplam três questões:
- O abril mais quente está de fato desestimulando as vendas das coleções de inverno;
- Um maio/junho mais frio é fundamental para atingir as metas de vendas dos vendedores;
- Casacos mais grossos/itens de inverno são menos populares entre os consumidores, devido aos seus preços mais altos e ao clima mais ameno do Brasil.
“Na nossa visão, as tendências e previsões meteorológicas recentes levantam uma bandeira amarela para os resultados do 2º trimestre, uma vez que podem apontar para uma estação fria mais amena à frente”, ponderam.
O Dia das Mães e o Dia dos Namorados, datas comemorativas de maio e junho, respectivamente, serão determinantes fundamentais para o desempenho do trimestre. “Portanto, continuaremos monitorando esse tema de perto para entender se o clima voltará a ser um inimigo dos resultados das varejistas de vestuário”, finalizam.
Calendário de resultados do 1T24: Varejistas de Moda
Ticker | Companhia | Setor | Data | Horário de divulgação |
---|---|---|---|---|
Arezzo Co. | ARZZ3 | Varejo | 02/05/24 | Após o fechamento |
Vivara | VIVA3 | Varejo | 06/05/24 | Horário a confirmar |
Vulcabras | VULC3 | Varejo | 07/05/24 | Após o fechamento |
C&A Modas | CEAB3 | Varejo | 08/05/24 | Após o fechamento |
Lojas Renner | LREN3 | Varejo | 08/05/24 | Após o fechamento |
Grupo Soma | SOMA3 | Varejo | 08/05/24 | Após o fechamento |
Alpargatas | ALPA4 | Varejo | 09/05/24 | Após o fechamento |
Grendene | GRND3 | Varejo | 09/05/24 | Após o fechamento |
Enjoei | ENJU3 | Varejo | 13/05/24 | Após o fechamento |
Grupo SBF | SBFG3 | Varejo | 13/05/24 | Após o fechamento |
Track Field | TFCO4 | Varejo | 13/05/24 | Após o fechamento |