Varejistas exploram dados de clientes para vender mais anúncios antes do fim do ano
Walmart (WMT), Amazon.com (AMZN) e outros grandes varejistas que mantêm grande quantidade de dados dos clientes estão vendendo mais anúncios digitais em seus próprios sites e lojas – incluindo pop-ups e palavras-chave da barra de pesquisa – para profissionais de marketing ansiosos em apresentar seus produtos.
Os varejistas desejam explorar suas percepções sobre o comportamento do consumidor para atrair dólares de publicidade de fabricantes como Procter & Gamble (PGCO34) e Kraft Heinz (KHCB34) em um momento no qual empresas enfrentam novos desafios para direcionar o marketing online.
O Walmart disse na terça-feira que as vendas de seu negócio de publicidade aumentaram quase 240% no terceiro trimestre em uma base de dois anos.
Os anúncios ajudam “fornecedores e operadores de marketplace a vender mais, ao mesmo tempo que criam uma nova oportunidade de lucro para nós”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Doug McMillon.
Os varejistas, por sua vez, esperam atrair os fabricantes a comprar anúncios em seus sites e aplicativos de compras.
Da Tesco, no Reino Unido, à Target, com sede nos Estados Unidos, essas companhias vêm tentando há anos conquistar um nicho no mundo da mídia.
Mas agora, as crescentes vendas de comércio eletrônico as ajudam a reunir dados potencialmente mais valiosos sobre o comportamento do consumidor.
A Reuters revelou no ano passado que o Walmart estava a caminho de ganhar quase 1 bilhão de dólares em vendas de publicidade em 2020.
Isso se compara a vendas de anúncios nos EUA por Facebook (FB) e Google (GOOGL) em 2020 de cerca de 40 bilhões de dólares cada, de acordo com a eMarketer.
Quase todos os 10 maiores varejistas em vendas mundiais, incluindo Target e Home Depot (HOME34), lançaram negócios de publicidade, e outros devem vir em seguida, disse Eric Franchi, sócio da MathCapital, que investe em startups de marketing e mídia.