Varejista que derrete 50% na Bolsa em 2023 ainda tem a ação mais cara do seu segmento, diz banco; entenda
A ação da Alpargatas (ALPA4) é a mais cara dentro do universo do varejo de moda brasileiro, mesmo após derreter cerca de 50% em 2023, afirma o JP Morgan, em relatório de atualização divulgado na semana passada.
O banco destaca que, após diversas mudanças de administração (e do acionista controlador) ao longo dos últimos 10 anos que levaram a grandes modificações na orientação estratégica, a Alpargatas está “voltando ao básico” antes de alçar voos maiores.
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Segundo o JP Morgan, a mudança de mentalidade de marca deve impactar os resultados nos próximos 12-24 meses, ao mesmo tempo que limita a visibilidade, já que os problemas do passado recente têm potencial para causar impactos mais duradouros no relacionamento da companhia com clientes-chave – principalmente nos mercados internacionais.
“Apesar de continuarmos vendo uma boa oportunidade nos mercados estrangeiros da companhia enquanto percebemos as operações locais como geradoras de fluxo de caixa que financiam a expansão internacional, temos agora uma visibilidade materialmente menor em tendências operacionais”, comentam Joseph Giordano, Guilherme A. Vilela e Nicolas Larrain, analistas responsáveis pelo relatório.
Novamente, o JP Morgan adota estimativas conservadoras. As melhorias esperadas no COGS (Cost of Goods Sold, ou custo dos produtos vendidos) no segundo semestre deste ano não devem ser suficientes para cobrir a desalavancagem operacional vinda de níveis menores de vendas/volumes, diz o time de análise.
O JP Morgan cortou em 4% as estimativas de LPA (lucro por ação) da Alpargatas para 2024, agora cerca de 18% abaixo do consenso.
A instituição vê a varejista sendo negociada a 18 vezes para 2024, ou um prêmio de +60% para o varejo de moda brasileiro.
O JP Morgan reafirma recomendação neutra para a Alpargatas e tem um novo preço-alvo para a ação, de R$ 8,50 ao fim de 2024 (vs. R$ 9 anteriormente).