Bitcoin (BTC)

VanEck e SolidX iniciam oferta de derivativos de Bitcoin, mas há controvérsias

04 set 2019, 16:00 - atualizado em 04 set 2019, 18:08
Bitcoin
O mercado está sempre ávido por títulos regulados e portanto o lançamento de ETF de Bitcoins seria algo que agitaria o mercado. Contudo, a SEC ainda não permitiu nenhum ETF de Bitcoins (Imagem: Pixabay)

A empresa de investimento VanEck e a empresa de tecnologia financeira SolidX começarão ainda esta semana a vender derivativos de bitcoin para compradores institucionais qualificados (QIBs, na sigla em inglês), de acordo com a Regra 144A da SEC dos EUA, de acordo com publicação feita no site da empresa. Contudo, há controvérsias sobre a legalidade desse anúncio.

Há cerca de três semanas, a SEC adiou as decisões sobre as propostas de ETF de bitcoin da Bitwise Asset Management, da VanEck/SolidX e Wilshire Phoenix. O regulador ainda não aprovou nenhum proposta de ETF de bitcoin. Como publicamos aqui.

Seguindo essa linha de análise o advogado especialista em regulação sobre criptoativos, Jake Chervinsky, publicou em seu Twitter:

 

Nas palavras de Jake o VanEck SolidX Bitcoin Trust não é um ETF e portanto chamá-lo de ETF está errado, segundo Jake. Pois se trata de algo similar ao que já existe e lançado outrora pela Grayscale, um tipo de título conhecido como ETF limitado.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
cryptowatch@moneytimes.com.br
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.