VanEck e SolidX iniciam oferta de derivativos de Bitcoin, mas há controvérsias
A empresa de investimento VanEck e a empresa de tecnologia financeira SolidX começarão ainda esta semana a vender derivativos de bitcoin para compradores institucionais qualificados (QIBs, na sigla em inglês), de acordo com a Regra 144A da SEC dos EUA, de acordo com publicação feita no site da empresa. Contudo, há controvérsias sobre a legalidade desse anúncio.
Há cerca de três semanas, a SEC adiou as decisões sobre as propostas de ETF de bitcoin da Bitwise Asset Management, da VanEck/SolidX e Wilshire Phoenix. O regulador ainda não aprovou nenhum proposta de ETF de bitcoin. Como publicamos aqui.
Seguindo essa linha de análise o advogado especialista em regulação sobre criptoativos, Jake Chervinsky, publicou em seu Twitter:
This is misleading. The VanEck SolidX Bitcoin Trust is *not* an ETF. It looks exactly like the Grayscale Bitcoin Trust, which was launched almost six years ago. Calling this a “limited ETF” is a cute marketing strategy, but that’s about it. Calling it a full ETF is just wrong. https://t.co/e5kyeAE4gC
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) September 3, 2019
Nas palavras de Jake o VanEck SolidX Bitcoin Trust não é um ETF e portanto chamá-lo de ETF está errado, segundo Jake. Pois se trata de algo similar ao que já existe e lançado outrora pela Grayscale, um tipo de título conhecido como ETF limitado.