Valores a Receber: Seu acesso foi bloqueado pela conta bronze? Veja o que fazer
O processo de recuperação do dinheiro esquecido por meio do Sistema de Valores a Receber do Banco Central está disponível desde ontem (7). Entretanto, a Conta gov.br nível bronze é uma barreira para buscar consultar e solicitar o dinheiro esquecido.
Isso porque os usuários que possuem a Conta gov.br no nível bronze tem limitações no acesso à informação. Segundo o BC, a conta deve ser Prata ou Outro, devido ao sigilo bancário.
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Níveis Bronze, Prata e Ouro
As Contas gov.br Bronze, Prata e Ouro são Níveis de Autenticação que buscam ser um recurso de segurança da informação da identidade.
Segundo o portal do Governo, os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, como:
- grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
- os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
- as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.
Como subir a conta?
O Governo indica os caminhos para cada tipo de conta. Confira:
Bronze
Seguindo qualquer um desses passos para criação da conta, o nível é bronze:
- Receita Federal: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados na Receita Federal;
- INSS: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados no INSS;
- INSS: Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
- Senatran: Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Prata
Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
- Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
- Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;
Ouro
Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
- Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
- Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Há um prazo para recuperar os valores a receber?
Apesar da grande quantidade de pessoas no sistema logo após a abertura, não há um prazo para reaver o dinheiro esquecido nas instituições.
Sendo assim, o sistema pode ser acessado para a recuperação em outros dias.
Como recuperar o dinheiro esquecido?
Para quem realizou a consulta e identificou valores a receber, veja o passo a passo para a solicitação de valores:
- Acessar o site do Valores a Receber;
- Realizar a consulta por meio do CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura;
- A partir do dia 7 de março, 10h, acessar o SVR;
- Fazer login com a conta gov.br (vale destacar que, para valores de pessoa física, devido ao sigilo bancário, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Para valores de pessoa jurídica, precisa ter conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador);
- Escolher a opção apresentada em “Meus Valores a Receber”;
- Aceitar o termo de ciência;
- Visualizar os seguintes dados: valor a receber; nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso;
- Solicitar o valor;
- Visualizar o comprovante.
No momento de solicitar o valor, poderá aparecer três possibilidades. Veja como proceder em cada uma delas.
Opção “Solicitar por aqui”:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais;
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis. Mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada e pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução.
Opção “Solicitar por aqui”, mas sem apresentar chave Pix disponível para seleção:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis;
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
Não apresentar a opção “Solicitar por aqui”:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Quando o valor será pago
Segundo o Banco Central, o dinheiro esquecido será devolvido em até 12 dias úteis nos casos em que a solicitação no sistema foi feita por “Solicitar por aqui” e via Pix.
Já nos demais casos, não há um prazo definido para a devolução do valor.