Valores a Receber: R$ 62 mi já foram resgatados; saiba como receber sua fatia dos R$ 6 bi
O primeiro dia com o Sistema de Valores a Receber do Banco Central liberado reuniu fila de mais de duas horas, R$ 62,1 milhões resgatados e assunto em alta nas redes sociais.
Segundo o BC, o sistema atendeu cerca de 1,6 milhão de pessoas entre às 10h e 17h30 de ontem (7). No início do dia, havia fila de 300 mil pessoas para o processo de recuperação e relatos de tempo de espera de 2 horas.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O balanço do primeiro dia apontou que:
- R$ 62,1 milhões já foram resgatados;
- R$ 328 mil foi resgatado por apenas uma pessoa, sendo este o maior valor recuperado até o momento;
- Já no caso de pessoa jurídica, o valor foi de R$ 133 mil
Segundo o Banco Central, o dinheiro esquecido será devolvido em até 12 dias úteis nos casos em que a solicitação no sistema foi feita por “Solicitar por aqui” e via Pix.
Já nos demais casos, não há um prazo definido para a devolução do valor.
Como receber fatia dos R$ 6 bilhões
O processo começa com a consulta, a fim de identificar se há valores para reaver. Para quem realizou a consulta e identificou valores a receber, veja o passo a passo para a solicitação de valores:
- Acessar o site do Valores a Receber;
- Realizar a consulta por meio do CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura;
- A partir do dia 7 de março, 10h, acessar o SVR;
- Fazer login com a conta gov.br (vale destacar que, para valores de pessoa física, devido ao sigilo bancário, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Para valores de pessoa jurídica, precisa ter conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador);
- Escolher a opção apresentada em “Meus Valores a Receber”;
- Aceitar o termo de ciência;
- Visualizar os seguintes dados: valor a receber; nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso;
- Solicitar o valor;
- Visualizar o comprovante.
No momento de solicitar o valor, poderá aparecer três possibilidades. Veja como proceder em cada uma delas.
Opção “Solicitar por aqui”:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais;
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis. Mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada e pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução.
Opção “Solicitar por aqui”, mas sem apresentar chave Pix disponível para seleção:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis;
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
Não apresentar a opção “Solicitar por aqui”:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Seu acesso foi bloqueado pela conta bronze?
Ter a Conta gov.br nível bronze é uma barreira para buscar consultar e solicitar o dinheiro esquecido.
Isso porque os usuários que possuem a Conta gov.br no nível bronze tem limitações no acesso à informação. Segundo o BC, a conta deve ser Prata ou Outro, devido ao sigilo bancário.
As Contas gov.br Bronze, Prata e Ouro são Níveis de Autenticação que buscam ser um recurso de segurança da informação da identidade.
Segundo o portal do Governo, os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, como:
- grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
- os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
- as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Assim, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.