Valor de mercado da Coinbase atinge US$ 68 bilhões antes de listagem
A Coinbase Global, maior bolsa de criptomoedas dos EUA, disse nesta quarta-feira que transações recentes no mercado avaliaram a empresa em cerca de 68 bilhões de dólares neste ano, antes de uma planejada listagem no mercado de ações.
Em um documento regulatório, a Coinbase disse que suas ações no mercado privado foram negociadas a um preço médio ponderado de 343,58 dólares cada no primeiro trimestre até 15 de março, ante 28,83 dólares por ação no terceiro trimestre de 2020.
Isso representa um salto de quase 13 vezes em sua avaliação em alguns meses. De acordo com a plataforma de dados PitchBook, a Coinbase foi avaliada em cerca de 8 bilhões de dólares durante sua última arrecadação de fundos privados em outubro de 2018.
A avaliação potencial implícita da Coinbase supera a da controladora da Bolsa de Valores de Nova York, ICE, da Nasdaq e da Bolsa de Valores de Londres, e a coloca 4 bilhões de dólares abaixo da operadora de bolsa de futuros CME, de acordo com dados da Refinitiv.
Uma listagem de sucesso pela Coinbase, cujo negócio é focado principalmente em moedas digitais, representaria uma vitória histórica para os defensores da criptomoeda que disputam o endosso para um setor que tem lutado para ganhar a confiança dos principais investidores, reguladores e do público em geral.
Também pode ser visto como uma aprovação regulamentar tácita de ativos negociados na plataforma da Coinbase. A empresa possui mais de 43 milhões de usuários em mais de 100 países.
A Coinbase não indicou no último processo se recebeu aval dos reguladores que lhe permitiriam negociar criptomoedas, que foram classificadas como títulos nos Estados Unidos.
A cotação potencial da Coinbase, com sede em San Francisco, também chega em um momento em que o valor do bitcoin continua a subir, atingindo um recorde perto de 61,8 mil dólares no sábado.
O preço da moeda digital caiu desde então, à medida que os investidores realizaram ganhos e com as notícias dos planos da Índia de banir as criptomoedas.