Validadores da rede Solana reiniciam operações após terça-feira conturbada
O blockchain Solana voltou à ativa após sofrer falhas técnicas.
Ontem (14), a transmissão de blocos de transação à rede Solana foi interrompida. Desenvolvedores explicaram que a rede principal da Solana “passou por um grande aumento na carga de transações, com um auge de 400 mil TPS [transações por segundo].
Essas transações inundaram a fila de processamento de transações e a falta de prioridade na comunicação essencial da rede fez com que a rede começasse a se bifurcar”.
Os participantes da rede agiram para executar uma reinicialização, um processo trabalhoso e orquestrado no canal do Discord da comunidade Solana.
A reinicialização foi feita após tentativas falhas de estabilizar a rede. Um segundo pacote de reinicialização foi disponibilizado a validadores e uma reativação bem sucedida aconteceu nesta quarta-feira (15).
Ainda assim, a restauração dos serviços da rede não foi imediata, conforme explicado pela Solana Foundation:
A comunidade de validadores da Solana completou, com sucesso, a reinicialização da rede beta principal após a atualização 1.6.25. Dapps, exploradores de blocos e sistemas compatíveis irão voltar ao normal nas próximas horas e, então, a funcionalidade completa será restaurada.
O preço do SOL, o token nativo da rede, compensou parte das quedas sofridas durante a paralisação de ontem. Após atingir uma baixa de US$ 145, o token SOL está sendo negociado a US$ 160.