CryptoTimes

Validador de Terra (LUNA) critica ‘modelo ditatorial’ de Do Kwon sobre ‘fork’ da rede

19 maio 2022, 11:55 - atualizado em 19 maio 2022, 11:55
Terra LUNA
Para o CEO de Allnodes, o modo como a votação de Terra foi configurada vai contra a filosofia de descentralização. (Imagem: Crypto Times)

Um validador de Terra (LUNA) que votou contra a proposta de ressuscitar a rede criticou o modo como a votação foi configurada, apontando a falta de descentralização.

O fundador e CEO de Allnodes, Konstantin Boyko-Romanovsky, disse ao The Block que “não gostamos do fato de que todo o processo de governança dessa proposta parece um modelo ditatorial. Parece que o lançamento do novo blockchain está decidido desde antes do final da votação.”

A stablecoin nativa de TerraTerraUSD (UST) — perdeu sua paridade ao dólar na semana passada, perdendo mais de US$ 40 bilhões em valor em poucos dias.

Para ressuscitar a rede, o fundador de Terra e CEO de Terraform Labs, Do Kwon, está em busca de aprovação de validadores para fazer a bifurcação (“fork”) da rede e realocar os tokens, sendo que muitos desses estariam sujeitos a períodos de bloqueio (“vesting”).

Plano do fundador de Terra (LUNA) para
ressuscitar a rede é colocado em votação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detentores de LUNA X Comunidade de Terra

Embora a maioria dos validadores — aqueles que fazem o staking de tokens e processam as transações na rede — tenha votado a favor da proposta até agora, muitos da comunidade Terra demonstraram preocupações.

Boyko-Romanovsky disse que o modo como a votação foi configurada vai contra a filosofia descentralizada de cripto.

Allnodes é um dos cinco validadores que votaram contra a proposta de Do Kwon, e representa 1,49% de todo LUNA em staking. Visto que LUNA é o token de governança de Terra, somente podem votar na proposta de Do Kwon aqueles que têm o token.

Atualmente, 19,7% dos votos vetam o plano de bifurcar Terra. Caso essa porcentagem alcance mais de 33,4% quando a votação for encerrada daqui a seis dias, a proposta não será aprovada.

Além da votação principal, houve uma enquete preliminar e não oficial no fórum de governança de Terra, no início desta semana. Quase 7 mil pessoas participaram, sendo 91% delas contra o “fork” do blockchain.

Boyko-Romanovsky disse que não gostou do que aconteceu com a enquete preliminar. “Noventa por cento da comunidade ativa é contra a bifurcação, e ainda o fundador força a narrativa dele sem ouvir sua própria comunidade”, disse ele.

O CEO de Allnodes acrescentou que a solução proposta não foi a melhor opção e que mais tempo deveria ser concedido para discussões sobre a direção que Terra deveria tomar.

Boyko-Romanovsky disse que, visto que Terraform Labs pode ter acesso a um poder de voto significativo, Allnodes decidiu permanecer do lado da comunidade e votar contra a proposta do fundador de Terra.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.