O que faz a Vale (VALE3) ser a favorita?
O Banco Safra permanece com uma visão positiva para a VALE3, uma vez que a atividade econômica chinesa deve dar suporte aos preços do minério no curto prazo. “O prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas”, dizem.
Os analistas destacam ainda que a companhia deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas.
Para o Santander, a VALE3 é a favorita do setor, diante da preferência do banco em minério de ferro ante o aço. “Vemos a Vale negociando a um valuation atraente (rendimento de FCL de 8% e 3,7x EV/EBITDA da estimativa de 2024), um desconto de 26% em relação aos pares globais”, dizem.
O banco reconhece que a mineradora está “bem posicionada dentro da indústria global de minério de ferro”, e é esperado que a demanda continue decente no curto prazo, beneficiando-a.
“Embora reconheçamos que a tese de investimento da Vale continua altamente dependente da China, vemos os fundamentos que apoiam os preços do minério de ferro no curto prazo ainda sólidos, especialmente no momento que passamos por uma transição na sazonalidade de produção no Brasil e na Austrália (do 1T24 para o 2T24)”, apontam os analistas.
O banco reitera os possíveis riscos ao investir no papel, sendo eles:
- redução significativa na produção de aço chinesa, levando a uma queda da demanda por minério de ferro, considerando que a China representa aproximadamente metade da demanda global por esse produto;
- aumento significativo de passivos relativos ao rompimento da barragem de Mariana (MG);
- rápida valorização do real, que pode aumentar os custos-caixa do minério de ferro medidos em dólares;
- queda nos preços do níquel e cobre; e
- adições inesperadas de capacidade pelos concorrentes.
Veja as ações mais recomendadas de mineração e siderurgia para maio
Levantamento
O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 15 instituições.
Participaram do levantamento Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, BB Investimentos, Benndorf, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Levante, Mycap, Órama, RB Investimentos, Rico Corretora, Banco Safra, Santander, Terra Investimentos e XP Investimentos.