Mercados

VALE3, CSNA3 e GGBR4 disparam nesta sexta (2) com otimismo vindo do exterior

02 jun 2023, 11:31 - atualizado em 02 jun 2023, 11:36
VALE3, Vale, minério de ferro, China
VALE3, CSNA3, GGBR4 e outras ações ligadas a metais são destaques de altas do Ibovespa nesta sexta (2) (Imagem: Reuters/Stringer)

As ações ligadas a minérios estão em destaque de alta no Ibovespa nesta sexta-feira (2). Vale (VALE3) subia 3,8%, CSN Mineração (CMIN3) +4,9%, CSN (CSNA3) +4,6%, Gerdau (GGBR4) +3,05% e Usiminas (USIM5) +3,6% por volta das 11h30.

No mesmo horário, o principal índice da Bolsa brasileira tinha avanço de 1,8%, em linha com o exterior otimista. O movimento acontece após dados econômicos dos EUA aumentarem as apostas de que o Federal Reserve deixará os juros inalterados neste mês.

O desempenho do setor acompanha o minério de ferro negociado no mercado futuro chinês, que teve um salto de quase 3% no pregão do dia. Além disso, a Bolsa de Hong Kong sofreu uma arrancada de 4%.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

O impulso para esses ativos está relacionado aos relatos de que a China estuda lançar estímulos adicionais ao setor imobiliário após dados econômicos mais fracos.

A expectativa dos mercados é por medidas de afrouxamento monetário, além de crédito e fiscal, de modo a apoiar o crescimento econômico global.

Dan Kawa, CIO da TAG Investimentos, explica que esse pode ser um ponto de inflexão importante para a economia da China e para os ativos dependentes da demanda chinesa.

Nesse caso, haveria um “efeito secundário fundamental e positivo para o Brasil e seus ativos”, avalia.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.