Vale (VALE3) vende participação na MRN e conclui programa de desinvestimento
A Vale (VALE3) assinou um acordo com a Ananke Alumina, afiliada da Norsk Hydro, para vender 40% da participação na Mineração Rio do Norte (MRN). A transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais.
O movimento marca a conclusão do programa de desinvestimento da mineradora, que envolveu a venda de mais de dez ativos non-core em diferentes continentes desde 2019.
De acordo com a Vale, através do programa, a companhia conseguiu simplificar e reduzir a exposição ao risco dos seus negócios, resultando na eliminação de despesas de até US$ 2,0 bilhões por ano.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
“Isso reforça a estratégia da Vale de simplificação de portfólio e permite à empresa focar nos seus principais negócios e oportunidades de crescimento, através de uma alocação disciplinada de capital”, afirmou o vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores, Gustavo Pimenta, em comunicado.
A MRN é a maior produtora e exportadora de bauxita do Brasil, fundada em 1979 e localizada no distrito do Porto de Trombetas, no oeste do estado do Pará. A empresa é uma joint venture entre a Vale (40%), South32 (33%), Rio Tinto (RIOT34) (12%), CBA (CBAV3) (10%), e Hydro (5%).