Vale (VALE3) vende ativos de mineração e logística no Centro-Oeste para dona da JBS (JBSS3)
A mineradora Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira que assinou contrato vinculante para venda à J&F Investimentos de ativos de minério de ferro, manganês e logística no Centro-Oeste, com um enterprise value de 1,2 bilhão de dólares, e que deve receber cerca de 150 milhões de dólares no fechamento da transação.
O acordo com a J&F, controladora da empresa de carnes JBS (JBSS3) e da companhia de celulose Eldorado Brasil, inclui a venda da totalidade das ações da Mineração Corumbaense Reunida, da Mineração Mato Grosso, International Iron Company e Transbarge Navegación.
O negócio contempla a assunção integral pelo comprador de contratos logísticos de take-or-pay, sujeita à anuência das contrapartes aplicáveis, acrescentou a Vale.
A venda do Sistema Centro-Oeste, que produziu em 2021 cerca de 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro e 200 mil toneladas de minério de manganês, está em linha com a estratégia da Vale de simplificação de portfólio e foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinada, disse a companhia.
Mais cedo, uma fonte confirmou a negociação à Reuters, reportada antes pelo jornal Valor Econômico.