BusinessTimes

Vale (VALE3) vai fazer dinheiro, mas preço de tela mudará, diz analista

31 jul 2022, 19:30 - atualizado em 29 jul 2022, 17:16
Vale
Rendimento de dividendos da Vale pode compensar risco, diz analista. (Imagem: YouTube/Vale)

A Vale (VALE3) deve continuar gerando caixa, mas isso não significa que o preço da ação subirá, avalia o analista da Vitreo Bruno Guimarães. “A Vale vai fazer dinheiro, mas o preço de tela mudará”, disse.

A ação da mineradora caiu 1,3% na sexta-feira (29), a R$ 69,75, após a empresa divulgar um lucro líquido de US$ 6,2 bilhões no segundo trimestre, queda de 17,7% em relação ao mesmo período de 2021 e abaixo do esperado pelo mercado.

O desempenho foi em parte reflexo de menores receitas, impactadas pelo preço realizado inferior e menores volumes vendidos, em um período marcado pelo medo de recessão global.

O analista da Vitreo destaca justamente que o desempenho da Vale é vinculado ao da economia global. “É uma companhia muito cíclica, que depende muito do dólar e do preço do minério de ferro”, explica. “Isso afeta o fluxo de caixa da empresa”.

Guimarães lembra que a mineradora tem 70% de exposição ao mercado da China. Para ele, é muito difícil precificar Vale entre outras coisas porque há uma dificuldade em prever as políticas econômicas que o governo chinês pode adotar.

Ele diz que é sempre bom investir em empresas não cíclicas, que são fáceis de precificar, quando se trata de buscar por dividendos.

“Mas não dá para ignorar que o rendimento de dividendos da Vale é extremamente interessante”, afirma. “[Isso] pode compensar [o risco]”.

Veja o vídeo sobre VALE3

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!