BusinessTimes

Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e outras podem se animar com dados da China? Ações sobem

18 abr 2023, 12:21 - atualizado em 18 abr 2023, 13:22
Vale
Vale e outras mineradoras brasileiras se beneficiam com dados positivos na China (Imagem: Bloombeg)

As ações de mineração e siderurgia listadas na Bolsa vão na contramão do Ibovespa (IBOV) no pregão desta terça-feira (18). Em dia fraco para o principal índice da B3, CSN Mineração, Usiminas, CSNGerdau, Vale e Metalúrgica Gerdau figuram entre as maiores altas do dia.

Por volta das 10h50, o setor de siderurgia saltava 1,21%, enquanto mineração subia 1,17%. Os destaques eram:

O movimento em bloco do segmento não é por acaso. As ações pegam carona nos dados positivos de crescimento da China, divulgados na noite de segunda-feira (17), explicam analistas.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês do primeiro trimestre de 2023 (1T23) avançou 4,5% na comparação anual, acima dos 4% esperados pelo mercado. Especialista afirma que a atividade foi impulsionada pelo consumo doméstico. Além disso, a taxa de desemprego do país recuou para 5,3% em março, em linha com a expectativa de 5,5%.

O analista da Empiricus Investimentos, Fernando Ferrer, explica que, como o maior mercado consumidor da Vale é a China, dados positivos vindos de lá são animadores para a companhia. Ilan Arbetman, analista Ativa Investimentos, ainda afirma que, no ramo de mineração em geral, há um peso grande de China.

Para outras empresas, principalmente as de siderurgia, a conexão existe, mas é indireta —  como é o caso de Gerdau, por exemplo. A Gerdau não exporta para China, mas dados melhores da atividade chinesa impulsionam o preço do minério de ferro e, consequentemente, o do aço, que é o produto que a empresa fabrica, diz Ferrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano será positivo para mineração e siderurgia?

O ano será desafiador para mineração e siderurgia. O analista da Empiricus explica que a retração no preço de commodities e uma economia global mais fragilizada do que no ano passado preocupam o setor.

A incerteza em relação à reabertura da economia chinesa também é um ponto de atenção. Segundo Ferrer, os dados recentes são positivos, mas será importante observar os próximos para ter certeza de que se trata de uma recuperação estrutural ou apenas de algo pontual.

Além disso, ele ressalta o acompanhamento de estímulos à construção e à infraestrutura por lá.

O analista da Ativa destaca que os números de ontem são positivos, mas “não brilham os olhos”. “Números muito próximos da expectativa do mercado mostram que não tem por que ter uma animação muito grande com os dados”, diz Ilan.

Vale a pena se posicionar no setor?

Para Ferrer, da Empiricus, as ações da Vale são uma boa pedida no setor de mineração e siderurgia.

Segundo ele, no atual patamar, VALE3 negocia a 3,5 vezes o valor da firma sobre o Ebitda estimado para este ano, “o que é barato quando comparamos com suas pares globais”, avalia. Em termos de preço sobre lucro, Vale negocia a “atrativos” 5 vezes o valor.

Além disso, o analista ressalta que a empresa deve distribuir dividendos e fazer recompras robustas ao longo do ano, de modo que o retorno para o acionista será da ordem de 10% a 15%. Por fim, existem oportunidades de destravamento de valor para a Vale, como eventual transação em sua linha de negócios de metais básicos.

Apesar do otimismo em relação à companhia, Ferrer prefere outra ação no setor. Ele afirma que a Gerdau deve se destacar no ano, pois tem atuação focada em EUA e Brasil e em linhas que ainda demandam bastante aço: óleo e gás, construção civil, infraestrutura. Além disso, as unidades dos EUA estão rodando com 90% de capacidade de utilização.