Empresas

Vale (VALE3): Produção de minério de ferro totaliza 70,8 milhões de toneladas no 1T24

16 abr 2024, 18:44 - atualizado em 16 abr 2024, 20:13
Vale
As vendas de minério no período subiram 15% (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Vale (VALE3) produziu 70,8 milhões de toneladas métricas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2024, mostra relatório operacional divulgado pela companhia nesta segunda-feira (16).

O volume reportado no período representa uma queda sequencial de 20%. Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a linha subiu 6,1%.

A empresa diz que a alta foi puxada pelo melhor desempenho operacional no S11D, no Pará, a continuidade das iniciativas de confiabilidade dos ativos e o aumento das compras de terceiros.

As vendas de minério no período subiram 15%. Segundo a Vale, que classificou o número como robusto, o salto foi influenciada pela melhoria consistente nas operações de minério de ferro.

Já o preço médio realizado de finos de minério de ferro foi de US$ 100,7/t, US$ 17,6/t menor ante o quarto trimestre, em grande parte impactado por ajustes provisórios de preços devido a preços futuros menores no último dia do trimestre do que a média do trimestre.

A produção de pelotas totalizou 8,5 milhões de toneladas, alta de 2% em comparação ao ano passado, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed.

Minério de ferro da Vale: Sistema Norte é destaque positivo

No documento, a Vale explica que o Sistema do Norte, no estado do Pará, o S11D alcançou a maior produção de um 1º trimestre desde 2020, com iniciativas contínuas de confiabilidade de ativos garantindo maior estabilidade operacional durante período chuvoso.

Resultado do 1T24 da Vale pode traçar novos rumos no mercado brasileiro. Analistas vão comentar as perspectivas para os papéis da Vale após a divulgação do 1º balanço do ano. Inscreva-se AQUI para a transmissão gratuita.

Em Serra Norte, a produção diminuiu na comparação anual devido à menor disponibilidade de ROM, conforme previsto no plano de lavra.

“Os embarques no porto de Ponta da Madeira melhoraram 17%, resultado de diversas iniciativas para minimizar o impacto de chuvas”, discorre.

No sistema Sudeste, que abrange a região de Minas Gerais, também houve aumento na produção, impulsionado pelo:

  • sólido desempenho operacional das plantas de Brucutu e Timbopeba e;
  • maiores compras de terceiros.

Cobre e níquel da Vale

A produção de cobre totalizou 81,9 kilotons (kt), alta de 22%, impulsionada pela continuação do sólido ramp-up (recuperação) da planta de Salobo 3, bem como pelo melhor desempenho operacional das plantas de Salobo 1 e 2.

No caso do níquel, a produção totalizou 39,5 kt, redução de 4%, refletindo principalmente a reforma do forno de Onça Puma, parcialmente compensada pelo melhor desempenho das operações do Canadá e da Indonésia.

Veja o documento:

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.