Vale (VALE3): Produção de minério de ferro atinge 66,7 milhões de toneladas no 1T23
A Vale (VALE3) produziu 66,7 milhões de toneladas métricas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2023, mostra o relatório divulgado nesta terça-feira (18) pela mineradora.
O montante representa uma queda de 17,4% em relação ao quarto trimestre de 2022 e um aumento de 5,8% comparado com os números registrados no mesmo intervalo de 2022.
Analistas da Genial Investimentos projetavam uma produção de 64 milhões de toneladas de minério de ferro nos primeiros três meses do ano. Enquanto isso, o resultado veio mais em linha com as estimativas do Santander, que esperava um volume de 66 milhões de toneladas.
Segundo a Vale, o aumento na produção sobre o primeiro trimestre do ano passado se deve a um desempenho mais forte no S11D e melhores condições climáticas em Minas Gerais.
A companhia afirmou que a produção do S11D melhorou por conta do melhor desempenho do sistema truckless e da instalação de novos britadores em 2022.
A produção do Sistema Norte, no entanto, registrou queda anual de 2 milhões de toneladas, em linha com o plano da mineradora, em função da menor disponibilidade de ROM.
A produção do Sistema Sudeste foi 3,6 milhões de toneladas maior no comparativo anual, impulsionada pelo aumento da produção de run-of-mine no complexo Mariana e pelo aumento da produção de alta sílica em Brucutu.
Por fim, a produção do Sistema Sul também aumentou, refletindo principalmente o melhor desempenho em Vargem Grande e maiores compras de terceiros.
“O desempenho de ambos os Sistemas [Sudeste e Sul] foi também positivamente impactado por melhores condições climáticas”, reforçou a Vale, citando novamente um período menos chuvoso em Minas Gerais.
A produção de pelotas, que totalizou 8,3 milhões de toneladas, registrou um salto de 20,1% ano a ano, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed e menores atividades de manutenção.
Por outro lado, as vendas de finos e pelotas de minério de ferro apresentaram recuo anual de 7%. A isso, a Vale citou as restrições de embarque no Sistema Norte durante o período chuvoso e o rebalanceamento da cadeia de oferta.
“A Vale espera compensar esse impacto no 2º semestre, mantendo seu plano anual de vendas inalterado”, disse.
Metais básicos
A produção de cobre da Vale no primeiro trimestre do ano subiu tanto no comparativo trimestral quanto em base anual. Já o níquel teve uma contração de 13,5% e 10,5% no volume produzido em base trimestral e anual, respectivamente.
As vendas de cobre recuaram 12,4% em relação ao quarto trimestre do ano passado, mas subiram 24,7% na comparação com os primeiros três meses de 2022.
As vendas de níquel tombaram mais de 30% em relação ao trimestre passado. Sobre um ano antes, houve crescimento de 2,8%.
A Vale manteve o guidance de produção de minério de ferro para 2023 em 310-320 milhões de toneladas.