BusinessTimes

Vale (VALE3) prevê demanda por minério de ferro estagnada; hora de vender a ação?

17 abr 2023, 16:18 - atualizado em 17 abr 2023, 16:19
Vale, ações, dividendos
Companhia tem focado muito nas tendências de segmentação do minério de ferro. (Imagem: Bloomberg)

A Vale (VALE3) prevê que a demanda transoceânica de minério de ferro ficará praticamente estagnada nas próximas décadas. No entanto, produtos de alta qualidade, como aqueles vendidos pela empresa, devem continuar ganhando participação no mercado.

A avaliação é de analistas do BTG Pactual, que reiteraram a recomendação de “compra” para as ações da mineradora, a um preço-alvo deUS$23 para a ADR da companhia, o que representa um potencial de alta de cerca de 44%.

A Vale, disseram após evento promovido pela companhia na sexta-feira (14), deve continuar a adicionar produtos premium ao seu portfólio, com produção definida para aumentar para 50-55 Mtpa até 2026 e cerca de 100 Mtpa até 2030.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale vê mudanças no mercado

A companhia tem focado muito nas tendências de segmentação do minério de ferro e disse estar bem posicionada para se beneficiar das mudanças de mercado em curso, segundo o BTG.

“À medida em que as siderúrgicas continuam a intensificar os esforços para a descarbonização, os produtos de alto teor da Vale serão fundamentais”, afirmaram analistas.

As iniciativas da empresa têm o potencial de adicionar US$ 4 a 10 bilhões em Ebitda daqui para frente, de acordo com o BTG, citando a empresa.

De acordo com o banco, a Vale continua confiante de que a demanda por aço continuará crescendo nas próximas décadas e chegará a 2,3 Btpa em 2040, ante 1,88 Bt em 2022.

O crescimento será impulsionado por megatendências, como crescimento populacional e econômico, urbanização e transição energética, apoiando a demanda por aço verde.

A Vale estima que o crescimento venha principalmente de regiões emergentes como Índia, Sudeste Asiático, o que deve impulsionar o consumo de aço para cerca de 620 Mtpa até 2040 (de 252 Mt em 2022).

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.