Comprar ou vender?

Vale (VALE3) pode subir mais 25%, segundo analista; o que faz ação merecer ‘compra’?

26 out 2023, 12:45 - atualizado em 26 out 2023, 12:45
vale-vale3
Vale se encontra em um momento de transição (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Guide Investimentos vê a ação da Vale (VALE3) chegando até os R$ 80, o que significa que, pelos cálculos da corretora, ainda existe espaço para uma valorização de aproximadamente 25% sobre o preço atual.

Em relatório de início de cobertura divulgado nesta semana, a instituição defende a compra dos papéis da mineradora.

O time de análise diz que a Vale se encontra em um momento de transição. O valuation descontado após a forte onda de aversão a risco que se instaurou contra a empresa chama a atenção, enquanto que o risco de desaceleração brusca no balanço no curto prazo parece baixo.

“Historicamente, o preço do minério caiu mais com aumento da oferta (o que não deve ocorrer no curto prazo) do que com redução da demanda”, explica o analista Fernando Siqueira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços resilientes darão suporte para Vale

Para a Guide, os preços do minério de ferro devem se manter dentro de níveis “moderamente elevados” nos próximos trimestres, justamente pela perspectiva de baixo crescimento da oferta.

A corretora lembra que, entre as grandes produtoras de minério, nenhuma possui planos agressivos para expansão da produção.

“Pelo contrário, a maioria tem feito poucos investimentos para aumentar a produção, e é provável que isto se mantenha por algum tempo ainda. O foco tem sido em aumentar a qualidade, e não a quantidade de minério”, destaca.

A Guide reforça que, com a oferta limitada no curto prazo, os preços devem se manter estáveis.

Por outro lado, a demanda pelos metais de transição energética (cobre e níquel) ainda não deslanchou. A aceleração deve ocorrer a partir de 2025 e 2026.

Valuation justo pelo momento do ciclo

Segundo a Guide, o valuation da Vale está um pouco acima da média histórica.

“Em nossa visão, o valuation é justo dado o momento do ciclo: historicamente, o valuation é mais baixo em momentos de preços elevados dos metais e mais alto em momentos de preços mais baixos, como é o caso atualmente”, afirma.

A Guide acredita que o valuation da Vale permanecerá perto dos 5 vezes Ebitda nos próximos meses. Apesar do patamar pouco acima da média histórica, está em linha com outras empresas do setor.

“Além disso, está em linha com outros períodos de minério mais baixo (boa parte do período excluindo os anos de 2020 e 2021) e também em linha com o período anterior ao acidente de Brumadinho“, completa a instituição.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.