BusinessTimes

Vale (VALE3) perde 2,3% após dados de produção; 4T22 da mineradora tem salvação?

01 fev 2023, 12:16 - atualizado em 01 fev 2023, 12:16
Vale, ações
As ações da Vale (VALE3) operam em queda de 2,3%, após dados da produção de minério no 4T22 (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

As ações da Vale (VALE3) operavam em queda de 2,3% nesta quarta-feira (1), por volta das 12h, após anunciar que a produção de minério de ferro atingiu 80,8 milhões de toneladas métricas no quarto trimestre de 2022.

Segundo Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, a Vale apresentou números fracos e abaixo do guidance de produção do ano para o minério de ferro, pelotas, níquel e cobre em termos operacionais. 

Mas o guidance de minério de ferro se mantém estável (entre 310 e 320 milhões de toneladas) para 2023, conforme aponta o analista, enquanto a empresa espera acréscimo de produção para pelotas e cobre e redução para o níquel. 

E o 4T22?

A Empiricus avalia que ainda é necessário esperar a divulgação do resultado da Vale no 4T22, no próximo dia 16 de fevereiro, para entender melhor o desempenho financeiro da companhia no período.

Apesar disso, a aceleração da reabertura chinesa pode ser um “gatilho extra para o nível de preço das commodities e para o desempenho do papel no ano”, explica Ferrer. A Vale segue como recomendação de compra na carteira de ações da Empiricus.

Para a XP Investimentos, os resultados de produção da mineradora são “um pouco negativos, mas bons preços devem salvar o trimestre”.

“As vendas de finos de minério de ferro e pelotas aumentaram 22% no trimestre, principalmente devido às vendas de estoques em trânsito do terceiro trimestre”, destaca a corretora.

Andre Vidal e a equipe de analistas da XP mantêm a classificação de compra da Vale e ainda gostam do ativo no longo prazo, mas seguem cautelosos diante do recente rali do minério de ferro.

O Safra ainda enxerga o bom desempenho de vendas no trimestre sustentando uma melhora sequencial nos resultados operacionais da mineradora. Os analistas do banco mantêm a recomendação de compra para os ativos, com um preço-alvo de R$ 91.

Mineradoras

As ações da Vale eram acompanhadas por outros papéis ligados ao minério de ferro neste pregão. O Ibovespa também tinha queda de 1,2%

Na esteira, os papéis da Gerdau (GGBR4) perdiam 2,6% e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) recuavam 2,4%.

O minério de ferro, termômetro das mineradoras brasileiras, teve leve queda de 0,29% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 870,50 yuans a tonelada métrica.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar