BusinessTimes

Vale (VALE3): Negócio de minério de ferro pode ficar de escanteio?

21 nov 2022, 16:28 - atualizado em 21 nov 2022, 16:28
Vale
Vale não vai sair do negócio minério de ferro, diz analista (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A notícia de que a Vale (VALE3) contratou o Goldman Sachs para avaliar a melhor alternativa para sua unidade de metais básicos mostra que a mineradora deve investir forte em níquel e cobre nos próximos anos. No entanto, isso não indica que ela sairá do negócio de minério de ferro, diz o analista da Mirae Asset, Pedro Galdi.

A informação da contratação de um banco de investimento foi divulgada na coluna do Lauro Jardim, d’O Globo, mas não foi oficialmente confirmada pela companhia. As possibilidades para o futuro da operação de metais vão desde a venda da unidade, a procura de um sócio e até um spin-off.

O especialista da Valor Investimentos, Virgilio Lage, afirma que esse movimento aumenta o leque de negociações da Vale, facilitando a transação com outros países, além do seu principal fornecedor, a China. “Como um investimento de longo prazo, é viável para a empresa”, diz.

Pela China ser responsável por mais da metade das receitas da mineradora, a Vale se torna refém dos desdobramentos dos riscos envolvendo o mercado e a política do país.

A Ativa Investimentos acredita que a contratação é mais um passo importante para definir o futuro da divisão, que atualmente se sobressai como “um dos principais catalisadores para os papéis da companhia a médio prazo”.

Galdi, da Mirae, ainda associa o setor à evolução dos carros elétricos, que devem registrar forte crescimento.

O analista também lembra, que, recentemente, a Vale anunciou a aprovação pelo seu conselho de administração da cisão da empresa com outras duas, uma ferrosos (minério de ferro) e outra não ferrosos (níquel e cobre).

De acordo com o consenso do TradeMap, VALE3 tem recomendação de compra para 11 corretoras, com preço-alvo médio de R$ 97,09. Outras sete corretoras indicam manter os papéis.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.