Vale (VALE3): Lula quer equilíbrio entre dividendos e investimentos
![vale vale3](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/10/vale-vale3-3-1.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na sexta-feira (15) de evento da Vale (VALE3) no Pará para o lançamento do programa Novo Carajás, destinado à expansão da mineração de ferro e cobre nas áreas de exploração da companhia em Parauapebas. Neste, avaliou a atual relação do governo com a mineradora, defendendo um equílibrio entre dividendos e investimentos.
“É importante que a Vale leve em conta que ela tem que distribuir dividendos para os acionistas, mas é importante que leve em conta que tem que fazer investimento para crescer, para gerar emprego, e para gerar performance da Vale no mundo do minério, sobretudo agora com esses tais de minerais críticos”, disse.
Lula apontou ainda que a relação do governo com a companhia enfrentou um “clima desagradável”, mas que tende a se acertar agora que está à frente da presidência e conta com Gustavo Pimenta no comando da empresa.
Segundo ele, houve “um fio desencapado” entre a companhia e alguns governos, mas em sua gestão, afirma que não haverá mais ruídos nessa relação.
“Eu acho, Pimenta, que a tua eleição na Vale, ela é uma oportunidade extraordinária para que a gente restabeleça aquilo que jamais deveria ter acontecido, da separação entre os interesses da Vale enquanto empresa estratégica para este país e o Estado brasileiro, que também tem interesse estratégico que a Vale cresça”, afirmou Lula ao CEO.
Pimenta assumiu a posição em outubro de 2024, assumindo o lugar de Eduardo Bartolomeo. A sucessão para o novo presidente da Vale foi marcada por intensas discussões. A princípio, os acionistas não chegaram a um acordo sobre o nome.
Vale anuncia investimento de R$ 70 bilhões
A Vale confirmou o investimento de R$ 70 bilhões no complexo situado no Pará nos próximos cinco anos, após o Palácio do Planalto ter antecipado o valor em nota divulgada de anúncio da visita de Lula.
A Carajás abriga a maior mina a céu aberto de minério de ferro e tem ainda o minério com maior teor de minério.
A companhia ressaltou que o investimento do Programa Novo Carajás, que marca 40 anos de atuação da Vale na região, está em linha com o as projeções (guidance) já divulgado.
O programa busca sustentar o crescimento da produção de minério de ferro da Vale e também acelerar a expansão da produção de cobre.
*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo